Em noite de retorno à avenida, Embaixada do Morro é campeã do Carnaval de Guará

Escola de samba do Alto das Almas celebrou a história da criação do tambor na mitologia congolesa; agremiação desbanca Mocidade e conquista o 19º título

Presidente da Embaixada do Morro na cerimônia de entrega do troféu; escola vence Carnaval de Guará 2023 (Foto: Fabiana Cugolo)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

No retorno das escolas de samba à avenida Presidente Vargas em Guaratinguetá, na terça-feira (21), a Embaixada do Morro foi a Carnaval 2023. Quarta escola a passar pela avenida, a vermelha e branco, com sede no Alto das Almas, apresentou o enredo “Tambor, o Senhor da Alegria” e desbancou a então bicampeã Mocidade Alegre.

A Embaixada contou a história da criação do mundo, segundo a mitologia congolesa, onde o deus Zambiapongo resolve parar a criação e levou os inquices, seus filhos, a buscarem maneiras para alegrar o coração de Zambiapongo, até que um dos filhos dele, Zazi, busca orientação em um oráculo e constrói um tambor para começar a tocar, o que fez com que o deus retomasse a criação do mundo.

Com efeitos especiais nas alegorias, como movimento e fumaça, além das “paradinhas” da bateria com direito a toque de tambor na avenida, a escola realizou um desfile marcante e durante a noite de desfiles. Antes mesmo da apuração, na quarta-feira (22), já era considerada uma das favoritas ao título. Essa é a 19ª vez em que a Embaixada do Morro vence o Carnaval de Guará, encerrando um jejum de mais de uma década (seu título anterior foi em 2011).
“A gente sempre pregava ser campeã, porque a comunidade toda estava trabalhando, eles mereciam isso, não foi eu quem prometi, foram eles que construíram. Eles merecem. São 19 títulos agora”, destacou o presidente da Embaixada, José Carlos Leite, o Mestre Zé Carlos, em entrevista ao Jornal Atos. “Obrigada a toda comunidade. Estou muito feliz em ver a minha comunidade feliz. Cada criança que se dedicou, cada senhor e senhora de idade, velha guarda, baluarte, todos merecem e agora é comemorar”.

Todas as seis agremiações se apresentaram trazendo a diversidade de histórias e crenças. A noite mais tradicional do Carnaval do Vale do Paraíba, começou com chuva fina e constante durante as passagens da primeira e segunda escola, Beira Rio da Nova Guará e da Mocidade Alegre do Pedregulho, respectivamente. As apresentações seguiram com Bonecos Cobiçados, Embaixada do Morro, Acadêmicos do Campo do Galvão e, encerrando o desfile, a Unidos da Tamandaré.

A Beira Rio celebrou os 50 anos da agremiação, com o enredo “Herança Canjerê”. Já a Mocidade Alegre do Pedregulho, a então bicampeã de Guará, veio com o enredo “Grandes batalhas só são dadas a grandes guerreiros” e trouxe alegorias e fantasias luxuosas, também sendo cotada como uma favorita, mas garantindo o vice-campeonato em 2023.

A Bonecos Cobiçados contou sobre as tradições das festas juninas brasileiras, com o enredo “Com os santos de nossa devoção, o Arraiá de Antônio, Pedro e João”, com alegorias que traziam a memória de barracas e comidas típicas.

Com o enredo “Congada ao Rei Negro: São Benedito uma história de fé, amor e devoção!”, a Acadêmicos do Campo do Galvão também foi elogiada. Para encerrar o tradicional desfile neste ano, a Unidos da Tamandaré apresentou o enredo “Sollicitus: Quem não vive pra servir, não serve pra viver”, trazendo para a avenida personagens famosos e anônimos que representam a solidariedade, seja por meio da religiosidade ou pela sociedade civil.

Após a apuração na tarde de quarta-feira, realizada na Câmara de Guaratinguetá, a classificação do Carnaval 2023 ficou a seguinte: campeã Embaixada do Morro (268,6 pontos), segunda colocada Mocidade Alegre do Pedregulho (268,5 pontos), terceira Acadêmicos do Campo do Galvão (268 pontos), quarta Unidos da Tamandaré (267,9 pontos), quinta posição para a Bonecos Cobiçados (266,7 pontos) e na sexta colocação, a Beira Rio da Nova Guará (263,1 pontos).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?