Prefeitura discute ações de segurança para o Carnaval Solidário em Pinda

Reunião discute mudanças nos trajetos dos blocos pré-Carnaval; PM estima 15 mil pessoas por dia

Aglomeração de foliões no Carnaval de 2019, no Centro de Pinda; cidade reforça segurança para este ano (Foto: Divulgação PMP)

Bruna Castro
Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhangaba se reuniu com as principais autoridades de segurança da cidade para discutir sobre as medidas preventivas durante o Carnaval. Estiveram presentes a capitã da Polícia Militar, Lucimeire Jeronymo, o assessor de eventos Ricardo Flores, o secretário de Segurança José Sodário Viana e a diretora de Trânsito Luciana Viana.

Também foi pauta do encontro a mudança de trajeto dos blocos Barbosa e Juca Teles no pré-Carnaval de Moreira César, realizado nos dias 15 e 16 de fevereiro, que contará com a presença das bandas Sambatuque e Banda Folia. A concentração será na avenida Adhemar César Ribeiro, às 16h, em ambos os dias, com sentido à Praça das Acácias.

Em relação ao Carnaval, entre os dias 22 e 25, Flores salientou a necessidade das novas medidas para a prevenção de ocorrências e a proteção dos foliões durante os dias de festa. “As principais medidas serão feitas no Parque da Cidade. É uma área totalmente cercada, até mesmo para que os foliões não adentrem na mata. A revista será feita na portaria. Também existe a proibição de carrinhos de supermercado, de bebidas destiladas e garrafas de vidro”.

O assessor também justificou a necessidade de policiamento, a fim de impedir a presença de pessoas nas vias públicas. Outras ações dizem respeito à contratação de equipes de segurança terceirizadas, como já foi feito em anos anteriores.”Eu tenho toda a alegria e a felicidade de falar que desde o início da nova gestão estive à frente de três carnavais e não tivemos nenhum incidente. Não tivemos nenhuma morte, nenhum registro de briga generalizada, então essa precaução toda é para que mantenhamos esse mesmo nível de Carnaval” completou.

O monitoramento com câmeras de segurança também será realizado em parceria com a PM de Pindamonhangaba e a Guarda Municipal. O planejamento do Carnaval Solidário em 2020 também prevê o uso da Força Tática e rondas com motocicletas nos arredores do evento.

De acordo com o levantamento feito pela Polícia Militar, estima-se que cerca de 15 mil pessoas passarão pela cidade em cada um dos quatro dias de Carnaval. A PM divulgou dados sobre as ocorrências nos carnavais anteriores: em 2019, houve uma queda de 27% nos casos de furto em relação a 2018. Nos casos de roubo de veículos a queda foi de 75%.

A programação completa do Carnaval Solidário de Pindamonhangaba está disponível no site da Prefeitura, pindamonhangaba.sp.gov.br.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?