Legislativo derruba veto de Isael em “adoção” de pistas de skate

Proposta recebe apoio de nove parlamentares; Executivo aponta inconstitucionalidade

Esqueitista faz manobra durante competição em pista pública de Pinda; Câmara derruba veto de Isael (Foto: Arquivo Atos)
Esqueitista faz manobra durante competição em pista pública de Pinda; Câmara derruba veto de Isael (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Por 9 votos a 1, a Câmara de Pindamonhangaba derrubou o veto do prefeito Isael Domingues (PR) sobre o projeto que criava o programa “Adotando as Pistas de Skate”. A proposta foi apresentada em agosto pelo vereador Renato Nogueira, o Renato Cebola (PV).

O autor do projeto sugeriu ao Executivo celebrar parcerias com empresas privadas que ficariam responsáveis por reformarem e preservarem as pistas de skate espalhadas pelo município. Em compensação, os permissionários seriam autorizados a usarem suas marcas nos locais com adesivos e realizarem eventos promocionais.

Além das pistas do Centro Esportivo Zito e do Centro Esportivo João do Pulo, Pinda conta com outros três espaços destinados à prática do esporte, no Cidade Jardim, Vila Rica e distrito de Moreira César.

A proposta de Renato Cebola, colocada em votação em 20 de novembro, foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo, porém, acabou vetada no dia seguinte por Isael.

De acordo com o parecer do prefeito, a proposta é inconstitucional e apresenta vício formal de iniciativa (lei que deveria ser criada pelo Executivo). A justificativa do veto destacou ainda que o projeto “culmina em obrigações e, consequentemente, aumento de despesas”.
Mas durante a última sessão de 2017, realizada no dia 18, o veto de Isael só foi seguido pelo vereador Felipe César (PV).

Renato Cebola comemorou o apoio dos parlamentares e discordou do apontamento do Executivo, citando a existência de outro projeto semelhante, aplicado pela antiga gestão no município. “Acredito que esta proposta não geraria gastos a Prefeitura, mas sim economia, já que ficaria a cargo das empresas arcarem com as despesas da manutenção das pistas. Além disso, já temos um projeto semelhante no município, criado pelo ex-vereador André Raposo (PV), que autoriza a adoção de praças”.

Após a derrubada do veto, o projeto e os apontamentos dos parlamentares serão novamente analisados pelo Executivo, que terá um prazo de até sessenta dias para decidir se a proposta será sancionada.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?