Semana do Café tem palestras e cursos em Lorena

Evento promovido pelo Malerba Café que investe na cultura da bebida completa cinco anos

Barista prepara café no Malerba, um dos pontos mais tradicionais dos amantes da bebida na região (Elisabeth Almeida)
Barista prepara café no Malerba, um dos pontos mais tradicionais dos amantes da bebida na região (Elisabeth Almeida)

Elisabeth Almeida
Lorena

Com a chegada do outono um dos momentos aguardados da pelos amantes do café da região é a “Semana do Café de Lorena”. O evento será realizado entre os dias 14 e 24 deste mês, no Malerba Café e vai contar com degustação e palestras ministradas por baristas, mixologistas e cafeicultores renomados.
Segundo o barista e proprietário do estabelecimento, Marcelo Malerba, este ano a programação terá um diferencial. “A cada ano tentamos preparar algo novo e no decorrer das edições vimos uma grande procura por cursos na área. Esse é a grande novidade, esse ano vamos ministrar barista básico e café caseiro”.
O lançamento do evento será no próximo sábado, às 16h, com o “Café para Comer”, de André Aquino, do blog “Cozinha para Machos”, ensinando receitas fáceis tendo o café como ingrediente. Já no domingo haverá uma visita à Fazenda Sertão, em Carmo de Minas, onde são plantados os cafés da Unique Cafés Especiais. Essa atividade é paga e os interessados devem reservar vagas na agência Otimatur, em Lorena.
De segunda a quinta-feira as atividades serão voltadas apenas para os cursos de barista básico, ministrados por Lidiane Santos, certificada pela ABCB (Associação Brasileira de Café e Barista). As aulas são pagas e não serão realizadas apenas durante a semana. “Nossa ideia é realizar esses cursos periodicamente durante o ano, melhor até para atender à população, afinal, já temos uma lista de espera enorme”, explicou Malerba.
No próximo dia 20, a partir das 20h, voltam as atividades gratuitas com uma mesa redonda em que Isabela Raposeiras trará convidados que trabalham no segmento para discutir o cenário atual no mercado de cafés especiais.
Já no dia 21, a partir das 10h, o barista Adalberto Júnior fala sobre a importância dos profissionais desse setor com as fazendas produtoras do grão. A tarde, Mariana Proença, editora da revista “Expresso”, aborda a antiga visão do mercado para os próximos dez anos dos cafés especiais.
Depois de Mariana, às 19h, Léo Moço, atual campeão brasileiro de barista vai falar sobre seu trabalho e conta como será sua apresentação no Campeonato Mundial deste ano, disputado na Irlanda. O dia será encerrado com o tradicional Cafesta, que conta com o Beer Truck da Cervejaria do Gordo e o Food Truck Só Coxinhas.
No domingo, às 16h, Mariano Martins vai ministrar “Defeitos em café”. “É importante apresentar ao nosso público as qualidades desses cafés, mas também como identificar suas imperfeições”, destacou. Já nos dias 23 e 24 serão realizados os cursos de café caseiro, com a barista Talita Pereira.
Os interessados nos cursos realizados durante a Semana do Café devem entrar em contato com o Malerba Café para informação de datas, valores e formas de pagamento. A cafeteria está situada a praça Rosendo Pereira Leite, nº 7, no Centro, ou pelo telefone: (12) 3153-2002.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?