Cruzeiro busca parceria para implantação de braço do Parque Tecnológico

Mesmo sem previsão de investimentos em infraestrutura, município busca apoio por desenvolvimento econômico

Empresários e políticos se reúnem na Fatec para possíveis parcerias na implantação do Parque Tecnológico em Cruzeiro (Da Assessoria)
Empresários e políticos se reúnem na Fatec para possíveis parcerias na implantação do Parque Tecnológico em Cruzeiro (Da Assessoria)

Da Redação
Cruzeiro

Cruzeiro recebeu na manhã do último dia 5 a visita do diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos Marco Antônio Raupp, para uma reunião técnica na Fatec (Faculdade de Tecnologia de Cruzeiro). A intenção do encontro é uma pré-definição de novas parcerias para instalação de um braço do Parque Tecnológico em Cruzeiro.
Além da prefeita Ana Karin de Almeida (PRB), participaram da conversa a diretora da Fatec, Hirene Heringer, políticos e empresários. A proposta da atual administração e da entidade de ensino é que o município possa contar com projetos de incentivo à economia por meio da cooperação entre empresas semelhantes aos desenvolvidos em São José dos Campos, que conta com um ambiente de convergência, voltado para a competitividade e o desenvolvimento sustentado. O Parque Tecnológico de São José promove a interação de empresas inovadoras, instituições de pesquisa, universidades e entidades de ciência, tecnologia e inovação.
De acordo com comunicado oficial da Prefeitura, Raupp, ex-ministro de Ciências e Tecnologia, afirmou que Cruzeiro foi a primeira cidade a se interessar em desenvolver essa iniciativa.
Ele declarou após o encontro que uma das primeiras ações que serão efetuadas em breve em Cruzeiro, será a implantação de um projeto que contribua para realização de empreendimentos de alunos recém-formados nas universidades da região. “Vamos desenvolver uma incubadora de empresas que dará oportunidades para moradores da região. Ou seja, os jovens que vem das universidades e que queiram desenvolver seus projetos terão aqui em Cruzeiro um apoio”.
Mesmo com a intenção de desenvolver um projeto complexo, a cidade, que crise financeira e política, não sinalizou nenhum investimento em infraestrutura.
Oficialmente o Executivo divulgou que Cruzeiro não terá a necessidade de investir em novas estruturas para abrigar os projetos, já que segundo o diretor do Parque Tecnológico, inicialmente a cidade pode utilizar prédios já existentes parar implantação dos projetos, como a incubadora. “A Prefeitura se comprometeu a trabalhar junto com a Fatec para oferecer instalações que possibilitem o trabalho. Mas pelo que vi na cidade, acredito que nem haja a necessidade de construir nada, a principio o município pode usar a estrutura que tem para implantar pelo menos esse nosso primeiro projeto”.
Para prefeita, a visita do ex-ministro Raupp na cidade, pode contribuir com o desenvolvimento da região. “Desde o início, eu sempre mostrei interesse em trazer esse projeto para Cruzeiro. Só tenho a agradecer o ex-ministro Raupp que veio para nossa cidade colaborar ainda mais para o nosso crescimento”.
A localização de Cruzeiro é um dos fatores que também facilitará a implantação de uma extensão do Parque Tecnológico na cidade. “A localização favorece bastante a implantação de projetos, já que tudo o que for feito aqui também poderá ter reflexo em várias outras cidades, tanto de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro”, afirmou Raupp.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?