Soliva quer levar Pronto Socorro para prédio da Delegacia Geral

Espaço físico maior, localização e parceria com Governo Estadual são pontos positivos da proposta

O prédio da Delegacia Geral de Guaratinguetá, paralisado e que pode ser sede do novo Pronto Socorro (Foto: Leandro Oliveira)
O prédio da Delegacia Geral de Guaratinguetá, paralisado e que pode ser sede do novo Pronto Socorro (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

O prefeito Marcus Soliva (PSB) revelou um plano ambicioso pelo Pronto Socorro de Guaratinguetá. O chefe do Executivo tem como intenção implantar o PS onde funciona hoje a Delegacia Geral de Polícia, na rua Rangel Pestana, próximo à Santa Casa.

Para Soliva, o prédio é ideal para receber o hospital devido à boa localização e por sua estrutura física, já que por ter salas maiores, o local poderá receber exames laboratoriais. As negociações ainda estão no início, mas o prefeito vai se encontrar com o secretário de Saúde do Estado Davi Uip, e com o governador, Geraldo Alckmin (PSDB), para discutir essa possibilidade.

De acordo com o chefe do Executivo, a ideia surgiu do encontro com o deputado federal Padre Afonso Lobato (PV). Durante a visita pelo prédio da delegacia, foi constado que o espaço está subutilizado e com menos delegacias atuando.

“Num primeiro contato com o delegado Márcio Marques Ramalho, perguntamos sobre a possibilidade de uma permuta, ou um canal de negociação com o governo estadual, para que a gente possa iniciar essas negociações para uma futura instalação do Pronto Socorro naquele local”, contou.

Como a resposta de Marques foi positiva, cabe à Prefeitura agora dialogar com o Estado, já que as delegacias que continuam no prédio precisarão de outro local. A expectativa é de que a negociação se estenda por pelo menos um ano e meio. “O primeiro passo é fazer a aquisição do imóvel ou por doação do Estado. A propriedade então passaria para a Prefeitura, ou seria uma sessão em comodato”, explicou.

Governo – Soliva deve se encontrar na próxima semana com o secretário de Saúde, Davi Uip, em São Paulo, para apresentar a proposta. “Nosso próximo passo será falar com a secretaria de Justiça para pedir o espaço físico, e com o Dr. Uip”.

No mês que vem, o governador Geraldo Alckmin deve visitar a cidade. Soliva conversou com o tucano nesta semana e já apresentou uma ideia inicial sobre a possível mudança de local do PS. “Falamos sobre esse assunto e também sobre a presença dele (Alckmin) na cidade. Com ele aqui fica mais fácil, pois vamos passar pela Santa Casa e pelo prédio da delegacia. É o começo de um projeto que vai trazer mais benefícios à nossa população”, concluiu.

Prós e contras – Para Soliva, o espaço destinado ao PS no Hospital Frei Galvão é pequeno e não é o ideal para comportar o atendimento de emergência. O prefeito acredita que o acesso ao prédio onde funciona a Delegacia Geral é mais fácil, já que fica próximo à Via Dutra. Outro fator positivo seria o espaço físico do local.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?