Guará e Manthiqueira conhecem tabela da Série B do Paulistão
Times estão no grupo 4 e vão brigar por duas vagas de acesso à Série A-3
Leandro Oliveira
Guaratinguetá
A FPF (Federação Paulista de Futebol) divulgou nesta semana a tabela da Série B do Campeonato Paulista. Manthiqueira e Guaratinguetá vão dividir o grupo 4 com outros seis times, incluindo o São José, rival da Garça nos últimos anos. A competição tem início no dia 9 de abril.
No grupo de Guará e Manthiqueira, além do São José, estão o Real Cubatense, Atlético Mogi, União Mogi, Jabaquara e Grêmio Mauaense. Na primeira rodada, a Laranja enfrenta o time de Mauá fora de casa enquanto a Garça joga no Dario Rodrigues Leite contra o Atlético.
Com a divulgação da tabela, os torcedores laranjas e tricolores conheceram também o dia em que as duas equipes vão se enfrentar pela primeira vez em uma competição oficial. Manthiqueira e Guaratinguetá jogaram apenas uma vez, em um jogo-treino em 2012, no CT Ninho da Garça. Na época, o time campeão do interior levou a melhor e venceu por 4 a 1. Neste ano, o confronto está marcado para o dia 14 de maio, pela sexta rodada.
Restando aproximadamente 60 dias para o início da competição, os dois clubes se preparam em ritmos diferentes. Com a limitação de idade de 23 anos imposta pela FPF, tanto Guará como Manthiqueira precisaram mudar os planos para a disputa. A Laranja Mecânica vai usar a base que disputou a Copa São Paulo no início do ano.
“Com essa restrição de idade, infelizmente não vamos poder inscrever alguns jogadores que têm idade superior a 23 anos. Nós já temos uma base forte, que disputou a Copinha. Ela será nosso alicerce. Mas vamos ter que buscar outros atletas fora da região”, contou Dado de Oliveira.
Mesmo sem cravar quem será o técnico do time na disputa, a expectativa é de que Nilmara Alves comande a equipe pelo sexto ano consecutivo. A treinadora dirigiu o Manthiqueira na Copa São Paulo deste ano e ganhou notoriedade ao levar o clube para a segunda fase. Ela tem o aval de Dado para mais uma temporada.
Já o Guaratinguetá vive uma situação inusitada. Antes de chegar a um acordo pelo retorno da Garça à cidade, o prefeito Marcus Soliva (PSB) fez com que João Telê, diretor do clube, prometesse não ser o técnico do time e focasse seus trabalhos apenas na parte administrativa.
Telê aceitou a proposta e, na época, contou que as opções como treinadores eram Luiz Carlos Ferreira e Josias de Oliveira, auxiliar do diretor na última temporada. A direção tricolor não chegou a um acordo com Ferreira e Telê confirmou que o técnico para a quarta divisão paulista será o ex-auxiliar.
“Ele tem passagens pelo Flamengo de Guarulhos, União Suzano e foi meu auxiliar. Será o nosso técnico apenas na Série B do Campeonato Paulista”, contou João Telê. Sendo assim, o clube vai procurar outro nome para a Série D do Brasileirão.