Saeg confirma reajuste de 2,99% da conta de água para dezembro

Companhia confirmou pedido por aumento na tarifa de resíduos para corresponder ao índice IPCA

O diretor do Saeg, Miguel Sampaio, que anunciou reajuste para dezembro; valor segue índice do IPCA (Foto: Arquivo Atos)
O diretor do Saeg, Miguel Sampaio, que anunciou reajuste para dezembro; valor segue índice do IPCA (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

A conta de água de Guaratinguetá vai ficar mais cara a partir de dezembro. A Saeg (Companhia de Serviço de Água, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá) confirmou um reajuste de 2,99%. A alteração na cobrança da tarifa de água foi feita para atualizar os valores junto à inflação dos últimos 15 meses, segundo o diretor da Companhia, Miguel Sampaio.

O último reajuste da tarifa de água foi implantado em agosto de 2016. Na época, a Saeg anunciou um aumento de 13% sobre o valor. O reajuste de 2017 corresponde ao índice IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado entre os meses de junho de 2016 e 2017.

Por se tratar de uma empresa de economia mista, não houve necessidade de que o documento fosse votado na Câmara. Em contrapartida, foi necessário enviar um pedido para o novo reajuste à Arsaeg. A agência autorizou, e o novo valor entra em vigor no dia 1º de dezembro.

“Esse reajuste de 2,99% foi aprovado para que a tarifa não fique defasada. Tivemos no meio desse período o acordo com os servidores. Por isso é importante o reajuste tarifário desse período”, contou Sampaio.

De acordo com Sampaio, foi encaminhado para a Agência Reguladora um pedido para autorização do reajuste da tarifa de resíduos. Porém, essa solicitação ainda não foi autorizada. “Até o fim do ano a Arsaeg deve autorizar. A inflação atinge tudo e esses ajustes são apenas pequenas correções monetárias”, destacou.

Mudanças – Miguel Sampaio ainda é diretor da Saeg e deve permanecer no cargo até o fim do mês. Ele deixará a liderança da Companhia para assumir a secretaria de Governo no dia 1・・ de dezembro. Renato Valentim, atual diretor financeiro da Saeg, assumirá a direção. A informação foi confirmada pelo próprio Sampaio.

Antes de deixar a Companhia, Sampaio negocia um novo aditivo com a Iguá Saneamento, antiga CAB, empresa responsável por tratar do esgoto de Guaratinguetá. Hoje o percentual tratado na cidade é de 29%. Porém, de acordo com as negociações, se for confirmado o adicional, os 71% restantes para o tratamento deverão ser concluídos até 2020.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?