Com foco na população de baixa renda, Saeg lança Caixa D’água Social

Anunciada por Miguel Sampaio, iniciativa deve atender, no primeiro momento, cerca de mil famílias; ação começa em julho

Miguel Sampaio e Marcus Soliva, no anúncio de projeto social da Saeg; kit garante reserva de água gratuito a população carente (Foto: Reprodução PMG)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

A Saeg (Companhia de Serviços de Água, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá) lançou na quarta-feira (17), na sede da Prefeitura, o programa Caixa D’água Social. A iniciativa consiste no fornecimento, gratuito, à população que se encaixar nos requisitos do projeto, de um kit para a reservação de água. Durante o planejamento do programa, foram mapeadas cerca de quatro mil residências com a falta da caixa d’água no município. A distribuição dos kits começa no dia 1 de julho.

Em entrevista ao Jornal Atos, o diretor presidente da Saeg, Miguel Sampaio, destacou que a companhia já tinha a intenção de criar o programa há três anos, mas que para colocá-lo em prática foi necessário um reequilíbrio financeiro. “Observamos que toda vez em que vamos fazer uma intervenção em um bairro, como, um vazamento, temos que suspender o fornecimento de água para fazer aquele reparo, e vimos que tinham muitas residências, que, de imediato já começavam a reclamar da falta de água. Então, observamos que essas residências não tinham caixa d’água, a partir daí, fizemos uma pesquisa e detectamos que das cinquenta mil casas que Guaratinguetá tem, quatro mil não têm caixa d’água”, explicou. “O programa une o lado social a uma solução que vem resolver o problema da própria Saeg, diminuindo as reclamações”, frisou.

Ainda de acordo com Sampaio, o kit, que será ofertado gratuitamente à população que se adequar ao programa, tem valor estimado em R$ 600, o que deve gerar um custo de cerca de R$ 600 mil, tendo em vista, que de início, a autarquia distribuirá mil unidades ao longo de um ano, com a expectativa de serem cinquenta kits ao mês ainda neste ano.

As famílias que não possuem caixa d’água na residência devem se encaixar em requisitos como: o usuário da residência do qual a família esteja regular no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), possua renda per capita de até meio salário mínimo e seja morador de habilitação popular com área útil construída de até 70m², ser o imóvel abastecido pela rede pública de distribuição de água da Saeg e possuir estrutura para suportar o peso da caixa d’água, e ter o pagamento da conta de água em dia com a companhia.

No caso do número de cadastrados no programa for maior que o número de caixas d’água disponíveis, a Saeg definiu critérios de participação, como, famílias com filhos de até seis anos de idade, família com idosos ou pessoas com deficiência, dentre outros critérios de classificação para ser beneficiado pelo programa.

Com a demanda de quatr mil famílias sem a caixa d’água em Guaratinguetá, o diretor presidente da autarquia salientou que a companhia irá buscar parcerias privadas com empresários para suprir toda a demanda. “Em conversa com o prefeito Marcus Soliva (PSC), nós resolvemos ampliar, buscando parcerias com empresas da construção civil, que podem nos auxiliar, não só na colocação das caixas, como, patrocinar também novas caixas d’água”, frisou Sampaio, que ainda adiantou, que a Saeg deve reunir empresários para a apresentar o projeto e buscar doações diretamente de lojas de materiais para construção.

Os interessados no programa Caixa D’água Social devem ir até a sede comercial da companhia, na rua Rafael Brotero, n° 63, no Centro, a partir de segunda-feira (22).

Saeg na Câmara – Na quarta-feira (17), mesmo dia do lançamento do programa, a equipe da autarquia esteve na Câmara para uma apresentação aos vereadores sobre o financeiro e ações. Diretores da autarquia explanaram, entre os diversos tópicos, sobre as novidades, como o programa Caixa D’Água Social e também sobre a diminuição no número de reclamações recebidas com o auxílio do aplicativo “156 Saeg”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?