Prefeitura de Guará quer acionar EDP Bandeirante judicialmente

Município cobra serviço de manutenção da iluminação pública de acordo com convênio; levantamento vai apontar número de pontos sem luz na cidade

Pouca luz dificulta condições de rua próxima à praça Conselheiro Rodrigues Alves, em Guará; Prefeitura e EDP Bandeirantes voltam a divergir (Foto: Arquivo Atos)
Pouca luz dificulta condições de rua próxima à praça Conselheiro Rodrigues Alves, em Guará; Prefeitura e EDP Bandeirantes voltam a divergir (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
Guaratinguetá

Com diversas ruas no escuro e influenciando em questões de segurança pública, a Prefeitura de Guaratinguetá vai acionar a EDP Bandeirante judicialmente para que cumpra com a manutenção da iluminação pública do município.

De acordo com a administração municipal, uma liminar concedida pela Justiça obrigava a concessionária de energia a se manter como a responsável pela manutenção da iluminação pública, realizando a troca de lâmpadas queimadas e reparos nos braços de luz, mas o serviço não estava sendo feito de forma satisfatória.

O secretário de Justiça e Cidadania, Petrônio Kalil, explicou que o processo para que a manutenção da iluminação pública fique definitivamente com a Bandeirante está tramitando na Justiça. “Em novembro, foi proferida uma sentença de primeira instância pela juíza federal aqui de Guaratinguetá, e nessa decisão ela julgou o mérito da causa, dando ganho de causa à Prefeitura para que a Bandeirante de energia se abstenha de transferir o ativo imobilizado em serviço da área do município”.

Com isso, ao assumir a administração municipal, o prefeito Marcus Soliva (PSB) solicitou um levantamento de todos os pontos que estão sem luz para que a empresa seja acionada judicialmente para realizar a trocar dos locais emergenciais.

Kalil informou que a pesquisa está em fase final de elaboração. “Com esse levantamento chegando à secretaria de Justiça nas próximas semanas, vamos demandar para que haja uma determinação judicial a Bandeirante para que ela cumpra as suas obrigações, não no ritmo que estão, mas no ritmo que satisfaça a necessidade do nosso município”.

O processo para que a manutenção da iluminação pública permaneça sob a responsabilidade da concessionária está em prazo de recurso.

A EDP Bandeirante informou, por meio de nota, que reforçou a quantidade de equipes técnicas em campo, e segue trabalhando para a completa manutenção do serviço.

A concessionária ressaltou ainda que “a rede de distribuição de eletricidade está sujeita a uma série de fatores externos sobre os quais a empresa não tem controle como chuvas, descargas atmosféricas e vendavais. Diante das características de tais ocorrências, o tempo para execução de serviços e normalização das operações varia de acordo com a extensão dos danos causados ao sistema.”

A empresa orientou os clientes que, para solicitar serviços ou informar ocorrências com a rede elétrica, entrem em contato pelo site edpbr.com.br, pelo aplicativo EDP; ou através da Central de Atendimento no 0800 721 0123, além das agências presenciais.

Câmara – A Câmara de Guaratinguetá convocou o diretor responsável pela EDP Bandeirante, Marcos Scarpa, para uma sessão especial marcada para a próxima terça-feira.

O presidente do Legislativo, Marcelo Coutinho, Celão (PSD), afirmou que é preciso cobrar que os serviços sejam realizados pela empresa. “São inúmeras reclamações, tanto da parte de manutenção como também da parte de ampliação do parque de iluminação na cidade, portanto, nós teremos a oportunidade de recebermos, aqui na Câmara, o responsável pela EDP Bandeirante, e também a presença do secretário de Serviços Urbanos, Crysantho Ferreira”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?