Após tratativas com EDP, Prefeitura assume parque de iluminação de Guará

Com transição dos serviços da manutenção, Município passa a realizar ações como troca de pontos danificados

Sistema de iluminação em rua na Vila Paraíba; Prefeitura assume manutenção (Foto: Reprodução PMG)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

A Prefeitura de Guaratinguetá assumiu o atendimento sobre serviços referentes ao Parque de Iluminação. A mudança já vinha sendo acordada nas esferas judicial e administrativa junto à EDP pela gestão municipal. A expectativa inicial era de que essa mudança acontecesse até do final de 2023, mas, de acordo com o Executivo, era necessário que a concessionária entregasse o parque à cidade com todas as lâmpadas funcionando.

Com o anúncio oficial, o período de transição da mudança teve início na última sexta-feira (1), as manutenções já sendo feitas por equipes da Prefeitura, mas com a EDP ainda atuando em chamados já solicitados anteriormente pela população.

Com a alteração, os moradores podem solicitar diretamente à Prefeitura serviços de troca de lâmpadas queimadas em áreas, como, praças, viadutos, parques, ruas e avenidas. De acordo com o Município, o parque de iluminação de Guaratinguetá possui mais de 18 mil pontos. Problemas referentes ao fornecimento de energia elétrica seguem sendo de responsabilidade da EDP.

Com a transferência do serviço, a Prefeitura definiu que os chamados podem ser feitos por meio do aplicativo 156 Saeg, digitando a opção 2 (iluminação pública) ou pessoalmente na secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, que fica na avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, nº 793, no Campo do Galvão, e também pelo telefone da pasta (12) 3128-7700. No aplicativo, as solicitações podem ser feitas 24 horas por dia. Já na Mobilidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Major Oliveira, destacou que a alteração beneficia os moradores, reduzindo o tempo de espera. “Não tínhamos como aceitar uma troca de lâmpada na rua ter uma espera de 30, ou até 45 dias. Era difícil para EDP executar o serviço, tendo em vista que ela tem poucas cidades onde ainda é responsável pela manutenção, e difícil, principalmente, para o munícipe, que aguardava esse período, como eu disse, para a manutenção”, exemplificou Oliveira. “Eu tenho certeza que essa questão de manutenção vai ser bem mais rápida, até mesmo pela nossa equipe, foi adquirido um caminhão próprio para iluminação pública e essa equipe já está preparada para executar manutenção em toda a cidade”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?