Pinda inaugura Núcleo de Atendimento Psicopedagógico no bairro Vila Rica

Unidade atende cinquenta crianças com dificuldade de aprendizagem; cidade passa a contar com oito equipamentos públicos

Descerramento de placa para a inauguração do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico do Vila Rica (Foto: Divulgação PMP)

Lucas Oliveira
Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhangaba inaugurou na tarde da última quarta-feira (28) o NAP (Núcleo de Atendimento Psicopedagógico) do bairro Vila Rica. A unidade é destinada ao atendimento de alunos da rede municipal de ensino que possuem dificuldades de aprendizagem ou que necessitam de um atendimento diferenciado.

Além do prefeito, Isael Domingues (PL), a cerimônia de inauguração do equipamento público contou com as presenças do vice-prefeito e secretário de Governo e Serviços Públicos, Ricardo Piorino, da secretária de Educação, Luciana Ferreira, do presidente da Câmara, Norberto Moraes, o Norbertinho (PP), e de diversas outras autoridades municipais. Com capacidade para atender cinquenta crianças, o NAP do Vila Rica foi implantado em um imóvel na rua Francisco de Oliveira Penteado, nº 738.

De acordo com a secretaria de Educação, a unidade oferecerá atendimentos  nas áreas da fonoaudiologia, psicologia, psicomotricidade  (desenvolvimento da coordenação motora e noção corporal) e da arteterapia (utilização da expressão artística como forma de comunicação). Além de alunos com dificuldade de aprendizagem, o equipamento público atenderá crianças diagnosticadas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), deficiência intelectual, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e deficiência visual ou auditiva.

Com a implantação da unidade do Vila Rica, Pinda passou a contar com oito NAP´s em funcionamento. Responsáveis pelo atendimento de cerca de 630 alunos da rede municipal de ensino, os demais equipamentos ficam nos bairros Araretama, Bela Vista, Centro, Cidade Nova, Pasin e Tabaú. “Parabenizo a todos os integrantes das equipes NAP, pelo trabalho que realizam e que leva qualidade de vida para as famílias que contam com crianças com casos até mesmo mais graves. Esse acolhimento e tratamento  muda a vida das pessoas”, destacou o prefeito.

Os alunos da rede municipal que serão atendidos na nova unidade foram selecionados pela secretaria de Educação após encaminhamento de gestores escolares. “A ampliação do número de NAP´s demonstra o compromisso e a preocupação da gestão em ofertar os atendimentos necessários e de qualidade aos estudantes que necessitam do serviço, subsidiando o trabalho pedagógico realizado nas salas de aula”, ressaltou a secretária de Educação.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?