Região mantém aumento preocupante de casos de estupro em janeiro

Prática criminosa cresce 39% em comparação ao mesmo período de 2023; Caraguá e São Sebastião estão entre as cidades com mais registros

Violências contra a mulher; aumento de casos de estupro na região preocupa segurança pública (Foto: Reprodução)

Lucas Oliveira
RMVale

Dados divulgados pelo Governo do Estado na última segunda-feira (26) revelam que a região registrou em janeiro um aumento de 39% nos casos de estupro em comparação ao mesmo período do ano passado. O levantamento aponta que mais de 70% dos crimes foram cometidos contra vítimas consideradas vulneráveis por lei, no caso menores de 14 anos, deficientes mentais ou enfermas.

De acordo com as estatísticas divulgadas pela SSP (secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), a região teve 78 casos de estupro no primeiro mês deste ano, sendo 57 deles praticados contra vítimas vulneráveis. O montante supera em 22 registros o de janeiro do ano passado, que foi de 56, sendo 38 contra vulneráveis.

Os dados estaduais apontam que São José dos Campos, maior e mais populosa cidade da região, foi o município da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) com mais ocorrências de estupro em janeiro deste ano, no caso 13. Empatadas na vice-liderança do inglório ranking, estão as cidades litorâneas de Caraguatatuba e São Sebastião, com oito registros cada.

Um dos casos de maior repercussão ocorreu em 11 de janeiro em um supermercado no bairro Travessão em Caraguatatuba. Instaladas em um corredor do estabelecimento comercial, câmeras de monitoramento flagraram um caminhoneiro de 59 anos abordando e tocando o corpo de uma menina de apenas 8 anos. A vítima estava acompanhada da mãe, que não visualizou o ato, pois o pedófilo se aproveitou do momento em que a criança foi atrás de um palhete para mexer em uma prateleira. Preso em flagrante por estupro de vulnerável, instantes após o crime, o homem aguarda em liberdade o julgamento.

As 18 demais cidades da RMVale, que conta com 39 municípios, que registraram casos de estupro no primeiro mês deste ano foram: Jacareí (7), Ubatuba (7), Taubaté (5), Aparecida (4), Campos do Jordão (3), Guaratinguetá (3), Igaratá (3), Ilhabela (3), Pindamonhangaba (3), Cruzeiro (2), Lorena (2), Bananal (1), Cunha (1), Jambeiro (1), Paraibuna (1), São Bento do Sapucaí (1), São José do Barreiro (1) e Tremembé (1).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?