Ubatuba busca alternativas para evitar desastres em áreas de risco

Prefeitura firma parceria com comunidade quilombola; ação prevê treinamentos de evacuação da região do Camburi

Trabalho junto à moradores da comunidade quilombola do Camburi; ação atende famílias e mapeia áreas de risco (Foto: Divulgação PMU)

Lucas Oliveira

Ubatuba

Constituída há cerca de 150 anos em Ubatuba, a comunidade quilombola do Camburi está próxima de receber o primeiro Nupdec (Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil) da cidade praiana. O projeto municipal busca treinar os moradores para que eles auxiliem a Defesa Civil em ações preventivas a desastres naturais e para que saibam agir em caso de incidentes graves.

Segundo a Prefeitura, membros da secretaria de Segurança Pública e da Defesa Civil de Ubatuba e São Sebastião se reuniram na última terça-feira (27) com um grupo de moradores do Camburi, que fica na região do extremo norte do município e que conta com cerca de cinquenta famílias. Na ocasião, os profissionais apresentaram detalhes do projeto-piloto do Nupdec, que tem como objetivo central a formação de núcleos populares em áreas de risco que auxiliem no trabalho de prevenção a desastres naturais. Além de treinamentos de evacuação da região em caso de deslizamentos de terra ou transbordamento de rios, a iniciativa resultará na seleção de moradores que ficarão encarregados de acionarem e atualizarem a Defesa Civil diante de alguma mudança natural que represente risco à população. “Dessa maneira, a comunidade também se torna protagonista, pois saberá como agir no momento da ocorrência, com mais autonomia, até que os órgãos oficiais cheguem ao local”, destacou o diretor da coordenadoria da Defesa Civil de Ubatuba, Wagner Lopes.

O coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Wagner Barroso, explicou que os voluntários do projeto serão o elo entre a comunidade quilombola e a Defesa Civil. “Esse elo traz, em tempo real, para a Defesa Civil, a situação da comunidade na hora da chuva e ajudam na tomada de decisão para saber quando e como agir e empregar melhor a contingência no município. Sem contar que o treinamento e a capacitação desses Nupdec’s vão ajudar a salvar vidas, pois, até o poder público chegar a uma área que está isolada ou que está colapsada, pode demorar”.

Segundo a Prefeitura, os próximos passos do trabalho que visa a implantação do Nupdec serão a confecção e instalação de placas de sinalização indicativas de rotas de fuga e a realização de um simulado de evacuação da área de risco. As previsões de início e término das ações serão divulgadas em breve pela Prefeitura em suas redes sociais.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?