Escolas e postos de saúde de Cachoeira Paulista são atacados por criminosos

Para secretário, vandalismo faz parte de ‘conspiração política’; sete prédios são furtados

Lucas Barbosa
Cachoeira Paulista

Após uma onda de furtos e atos de vandalismo contra escolas e postos de saúde de Cachoeira Paulista, a Prefeitura estuda instalar um sistema de videomonitoramento nos prédios públicos do município. Devido à forma que agiram os vândalos, o secretário de Educação, André Mauro Galvão, suspeita que os crimes façam parte de uma ‘conspiração política’.
De acordo com a Prefeitura, o primeiro furto ocorreu no dia 14 de fevereiro na creche municipal Carmelina Mendes, no Pitéu. Nos últimos dias 22 e 28, o local voltou a ser alvo de criminosos, que ao todo furtaram dois aparelhos de DVD, dois monitores, teclados, mouses e alimentos.
No último dia 4, foi a vez da escola municipal José de Godoy, na Margem Esquerda, registrar prejuízos. Os ladrões subtraíram do colégio um notebook, três rádios e um aparelho de DVD. Na mesma data foram furtadas da ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Jardim Europa, computadores, rádio portátil, televisão de 36 polegadas e uma caixa de seringas. Além disso, os marginais quebraram diversas portas e ainda danificaram os prontuários médicos.
No dia seguinte, a escola municipal Professora Clara Ferreira, no Santa Terezinha, sofreu com a ação de vândalos que danificaram diversos móveis, portas e cadeados. O que intriga o Executivo é que nada foi roubado nesta ocasião.
Já no último dia 6, as EF’s da Margem Esquerda e Santa Terezinha foram invadidas na madrugada. Na primeira, além de furtarem um computador, os invasores depredaram a cozinha e as salas. Já no Santa Terezinha, não foi roubado nada, mas em contrapartida o local foi vandalizado.
Após os atos de vandalismo, nesta semana a Prefeitura realizou todos os reparos necessários da parte física das unidades afetadas. Já o valor do prejuízo em relação aos equipamentos eletrônicos e móveis roubados está sendo levantado pela Prefeitura.
Providências – Para evitar que o município sofra uma nova onda de vandalismo, o secretário de Educação, André Mauro Galvão, revelou quais providências estão sendo tomadas pelo Executivo. “Registramos diversos boletins de ocorrência e agora a Polícia Civil está buscando identificar os criminosos. Para inibir novos atos de vandalismo, o setor de Compras já está realizando um levantamento para que o município possa em breve adquirir um sistema de videomonitoramento, que será instalado nos prédios públicos”.
Suspeita – De acordo com Galvão, o fato dos criminosos muitas vezes somente vandalizarem os locais e em outras ocasiões fugirem deixando para atrás diversos equipamentos valiosos, vêm intrigando o Executivo. Ele revelou que suspeita que a onda de crimes contra prédios seja uma ‘conspiração política’. “Não é comum ladrões invadirem um posto de saúde e simplesmente danificarem e espalharem os prontuários médicos. Tivemos um caso de uma escola no bairro Turma do 26, que ao invés de furtarem mais de uma dúzia de computadores completos, os bandidos fugiram com apenas com um monitor. Não posso dar nomes, pois até o momento não podemos provar, mas acredito que isso seja obra de algum outro grupo político que quer prejudicar o trabalho da atual gestão municipal”, finalizou.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?