Com salários atrasados, funcionários da Santa Casa de Cachoeira cogitam greve

Trabalhadores realizam protesto em frente à Prefeitura, depois de acumular dois meses sem pagamento; acerto segue sem data definida

Funcionários protestam por salários atrasados em frente à Santa Casa de Cachoeira (Foto: Lucas Barbosa)
Funcionários protestam por salários atrasados em frente à Santa Casa de Cachoeira (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Cachoeira Paulista

Cerca de trinta funcionários da Santa Casa de Cachoeira Paulista realizaram na tarde da última segunda-feira um protesto contra o prefeito João Luiz, em frente ao prédio da Prefeitura. Os trabalhadores cobram o pagamento de dois meses de salários atrasados e cogitam entrar em greve.

Com cartazes, buzinas, e narizes de palhaço, funcionários da Santa Casa se concentraram, por volta das 13h, em frente ao Pronto Socorro e iniciaram uma passeata, que percorreu as principais ruas do Centro. Ao chegarem em frente à Prefeitura, os manifestantes contaram com o apoio de motoristas que buzinaram por quase uma hora.

No último dia 6, os mais de cem funcionários completaram dois meses sem salários. Durante a manifestação, a técnica de enfermagem, Teresa Lemos, que trabalha há 22 anos no hospital, expos o sentimento de indignação. “Não temos salário e nem mesmo o fundo de garantia depositado. Tem companheira que não tem dinheiro para pagar as contas e até mesmo comprar comida. Não aguentamos mais essa situação vergonhosa que está acontecendo em Cachoeira Paulista”.

A técnica de enfermagem explicou ainda como estão as condições de trabalho na Santa Casa. “Faltam materiais básicos até mesmo do setor de limpeza. Os médicos e a equipe de enfermagem passam sufoco diariamente porque não temos estrutura para trabalhar. A maternidade e o centro cirúrgico fechados demonstram como a Santa Casa está no fundo do poço”.

De acordo com a auxiliar de enfermagem e diretora de base do sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Serviço de Saúde de São José dos Campos e Região, Maria Aparecida, a categoria espera tomar uma atitude mais drástica caso o salário não seja pago ainda esta semana. “Não queríamos adotar o estado de greve, mas devido esta situação, talvez este seja o único caminho. Na próxima sexta-feira, realizaremos uma assembleia, onde decidiremos quais serão os próximos passos”.

Resposta – Em nota oficial a Prefeitura de Cachoeira Paulista informou que os salários dos funcionários da Santa Casa estão com atraso devido à dificuldade financeira que o município enfrenta. O Executivo também enfatizou que a dívida do hospital, que gira em torno de R$ 20 milhões, começou a ser adquirida desde 1998, quando a Prefeitura passou a administrar o local.

Histórico – Em 1998, a Santa Casa de Cachoeira Paulista passou a intervenção da Prefeitura, que passou a comandar o atendimento e o setor administrativo do hospital.

Durante entrevista em 2015, o prefeito João Luiz Ramos (PSD) chegou a dizer que na época da intervenção, ele trabalhava na Santa Casa e era contrário à mudança, pois ela poderia gerar dificuldades financeiras à pasta da Saúde.

Quase duas décadas depois da intervenção, a Santa Casa possuí uma dívida de cerca de R$ 20 milhões. Além disso, a maternidade e o centro cirúrgico seguem fechados desde o ano passado, devido a problemas estruturais.

Enquetes realizadas no município, em 2014 e 2015, comprovaram que a saúde é o setor que mais vem desagradando à população. A lentidão no atendimento e até mesmo a falta de médicos, foram apontados como problemas rotineiros.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?