Vereadoras da RMVale se unem para cobrar melhorias para a saúde

Objetivo do grupo é acabar com demanda reprimida e garantir a ampliação de exames e consultas de média e alta complexidade

Vereadoras da RMVale em reunião, que discutiu demandas na saúde para contato com governos Estadual e Federal (Foto: Reprodução)

Thales Siqueira
RMVale

Com a missão de ajudar a acabar com a demanda reprimida de consultas, exames e cirurgias, além de trazer melhorias para a área da saúde da região, um grupo de vereadoras da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) criou uma proposta para estratégias para ampliar e agilizar o atendimento.

O foco são as consultas e exames nas especialidades de média e alta complexidade, temas que serão levados em um relatório de cada município, que será apresentado à secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

No último dia 9, participaram de uma reunião em Silveiras as vereadoras Adriana Vieira (PTB) e Thálitha Barbosa (PT) de Cachoeira Paulista; Ana Lucia Mello (Republicanos), de Lorena; Dandara Pereira (PSD) de Caçapava; Erika Affonso (PSDB) de Bananal e a anfitriã Neusa Menegon (PTB).

De acordo com Neusa, vereadoras de outras cidades como Cruzeiro, Guaratinguetá, São Luiz do Paraitinga, São José dos Campos, Queluz, também fazem parte do grupo, mas não conseguiram participar da reunião inicial por questões de agenda.

“O encontro é fruto de uma demanda coletiva de todas as cidades e das lutas das vereadoras no que tange a necessidade de ampliação de vagas para consultas e exames”, destacou a vereadora de Silveiras, que revelou ainda que há tempos estão tentando dialogar com o Governo do Estado para buscar ampliar procedimentos de alto custo, que vão além da competência municipal. “Silveiras tem investido 30% do orçamento a mais na saúde, mas procedimentos de maior complexidade devem ser garantidos por instâncias estaduais e federais”, completou.

Segundo a cachoeirense Adriana Vieira, a ideia inicial de criar o grupo partiu dela e da lorenense Ana Lucia com o intuito de achar uma solução para as demandas reprimidas. “A gente decidiu montar um grupo de vereadoras, pois é um grande desafio. Tentamos por algumas vezes contato com a secretaria de Saúde do Estado e diante dessas dificuldades a gente resolveu unir forças. Juntar as vereadoras aqui da região e cobrar o governo por melhorias na área da saúde, que é essencial para a população”, frisou Adriana.

Thálitha Barbosa, que também participou do encontro, destacou que o encontro “Mulheres Vereadoras” foi o primeiro de muitos que ainda virão pela frente, e que elas pretendem fazer contato também com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB). Antes da próxima reunião, cada vereadora terá que fazer um levantamento da atual situação de seu município.

“Ficou combinado que cada vereadora iria apresentar à sua Câmara um requerimento, pedindo informações sobre a demanda da saúde. Posteriormente, a gente vai marcar uma próxima reunião para fazer uma ata compilando todas as demandas de cada cidade e vamos entrar em contato com as autoridades do Governo Estadual e Federal”, enfatizou Thálitha.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?