Ubatuba avança em processo para construção de Etec

Elaborado pela Prefeitura, projeto arquitetônico é assinado; implantação de unidade conta com investimento estadual de R$ 25 milhões

Candidatos fazem prova para ingressar em cursos da Etec; Ubatuba terá nova unidade (Foto: Reprodução)

Lucas Oliveira
Ubatuba

O prefeito de Ubatuba, Márcio Maciel (MDB), assinou na última segunda-feira (29) a planta arquitetônica do projeto de construção da Etec (Escola Técnica Estadual) na cidade praiana. Aguardada pela população há décadas, a implantação da unidade buscará facilitar o acesso dos moradores a cursos técnicos profissionalizantes e elevar a qualidade da mão de obra do município.

De acordo com a Prefeitura, o documento foi assinado pelo chefe do Executivo durante uma reunião em seu gabinete com a secretária de Educação, Márcia Fagundes, e o secretário de Urbanismo, Fábio Isnard. Atendendo ao acordo firmado com o Governo do Estado, o projeto arquitetônico foi elaborado pela equipe comandada por Isnard. “Podemos desenhar uma residência, um prédio, um comércio, mas uma escola é o ápice para um arquiteto. Gratidão a toda equipe da secretaria por esse grande feito”, comemorou o secretário de Urbanismo.

O Município encaminhará até o fim desta semana o documento técnico para a apreciação do Governo do Estado. Segundo a secretaria de Urbanismo, o prédio escolar contará com uma área construída de 5.455,38 m² e será erguido em um terreno de 9.099,82 m², doado pela Prefeitura, no bairro Jardim Carolina. Orçada em R$ 25 milhões, o imóvel terá auditório, salas de aula interativas, biblioteca, refeitório, setor administrativo, banheiros, espaço de reunião, área de convivência, laboratórios de ciências e de internet, estacionamento e ginásio poliesportivo com vestiários e arquibancadas.

A escolha da cidade litorânea para receber a unidade educacional foi anunciada pelo então governador Rodrigo Garcia (PSDB), em 6 junho de 2022, durante um evento estadual em São José dos Campos.

Atualmente, os moradores de Ubatuba que buscam se especializar gratuitamente contam apenas com as opções de curso oferecidas por uma classe descentralizada da Etec de Caraguatatuba, que funciona na escola municipal Padre José de Anchieta no bairro Sumaré. No local, os alunos têm acesso apenas aos cursos técnicos de administração e de transações imobiliárias.

Assim como a lista cursos que serão oferecidos à população, as previsões de início e término da construção da Etec serão divulgadas em breve pela Prefeitura, que aguarda o aval estadual.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?