Ubatuba oficializa doação de área para construção de Etec

Terreno de mais de 9 mil m² vai abrigar prédio orçado em R$ 25 milhões; unidade deve contar com oito opções de cursos técnicos

Reunião que oficializou a doação de área em Ubatuba para construção de uma unidade da Etec (Foto: Reprodução PMU)

Da Redação
Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba anunciou na manhã da última segunda-feira (26) a doação de uma área de 9.009 m² para a construção de uma Etec (Escola Técnica Estadual). A iniciativa municipal tenta facilitar o acesso dos moradores a cursos técnicos profissionalizantes.

Em nota oficial, o Município informou que a cerimônia de oficialização da doação do terreno, que fica no bairro Jardim Carolina, foi realizada na sede da autarquia estadual CPS (Centro Paula Souza), na capital paulista. Na ocasião, o documento de concessão da área foi assinado pela prefeita Flávia Pascoal (PL) e pela superintendente do CPS, Laura Laganá.

A doação do espaço foi a única contrapartida municipal exigida pelo Estado para a implantação de uma unidade da Etec na cidade. A construção do prédio, orçada em R$ 25 milhões, e as despesas de funcionamento do serviço de ensino ficarão a cargo da secretaria estadual da Educação.

De acordo com a planta do projeto, a Etec de Ubatuba, que terá 5.842m² de área construída, contará com auditório, salas de aula interativas, biblioteca, refeitório, setor administrativo, banheiros, espaço de reunião, área de convivência, laboratórios de ciências e de internet, estacionamento e ginásio poliesportivo com vestiários e arquibancadas.

A chefe do Executivo, que antes de entrar para a política atuava como supervisora de ensino, comemorou o avanço do processo de implantação do equipamento público. “Ubatuba foi vitoriosa por conseguir essa melhoria tão importante e que era esperada há muito tempo pela população. A Etec vai colaborar muito com a qualificação da mão de obra local, capacitando profissionais que vão contribuir com o desenvolvimento econômico do município”.

A construção da unidade havia sido anunciada pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB), em 6 junho, durante o evento ‘Governo na Área’, realizado em São José dos Campos. Na oportunidade, o tucano revelou que a escola técnica deverá contar inicialmente com as oito seguintes opções de cursos: administração, desenvolvimento de sistemas, informática para internet, nutrição e dietética, recursos humanos, serviços jurídicos, transações imobiliárias e turismo.

A Prefeitura de Ubatuba e o Governo do Estado deverão divulgar as previsões de inicio e término da obra nas próximas semanas.

Atualmente, os jovens e adultos de Ubatuba que desejam se especializar gratuitamente contam apenas com as cinco opções oferecidas por uma classe descentralizada da Etec de Caraguatatuba, que funciona na escola municipal Padre José de Anchieta no bairro Sumaré. No local, os alunos têm acesso aos cursos técnicos de administração, recursos humanos, nutrição, transações imobiliárias e turismo receptivo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?