Governador confirma implantação de Etec em Ubatuba
Construção de escola técnica é orçada em R$ 25 milhões; unidade deve contar com oito opções de cursos gratuitos
Lucas Barbosa
Ubatuba
Atendendo à uma antiga reivindicação dos moradores de Ubatuba, o Governo do Estado anunciou na última segunda-feira (6) que investirá R$ 25 milhões na implantação de uma Etec (Escola Técnica Estadual) na cidade litorânea. A iniciativa tem como objetivo garantir o acesso de jovens e adultos a cursos técnicos profissionalizantes.
A confirmação da instalação da unidade de ensino foi feita pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB), durante o evento ‘Governo na Área’, realizado em São José dos Campos. Apesar de não revelar as datas previstas de início e término da construção da Etec, o chefe do Executivo afirmou que o aparelho público deverá contar com as oito seguintes opções de cursos técnicos: administração, desenvolvimento de sistemas, informática para internet, nutrição e dietética, recursos humanos, serviços jurídicos, transações imobiliárias e turismo.
Em nota oficial, a Prefeitura de Ubatuba informou que a escola será erguida em uma área de pouco mais de nove mil m² no bairro Jardim Carolina. A doação do terreno é a única contrapartida municipal exigida pelo Estado, já que a construção do prédio, o pagamento dos funcionários e outras despesas ficarão a cargo da secretaria estadual de Educação.
Desde o fim do ano passado mantendo tratativas com o Estado sobre o tema, a prefeita, Flavia Pascoal (PL), comemorou a confirmação da implantação do colégio técnico. “Nós estamos iniciando um sonho de mais de uma década por meio do anúncio da construção da Etec Ubatuba. Precisamos capacitar nossos jovens e adultos com formação e profissionalização de qualidade e a Etec oferece vários cursos extremamente importantes”.
Atualmente, os moradores de Ubatuba que desejam se especializar gratuitamente contam apenas com as cinco opções oferecidas por uma classe descentralizada da Etec de Caraguatatuba, que funciona na escola municipal Padre José de Anchieta no bairro Sumaré. No polo, os estudantes têm acesso aos cursos técnicos de Administração, Recursos Humanos, Nutrição, Transações Imobiliárias e Turismo Receptivo.