Lares da RMVale voltam às atividades após casos de Covid-19 com idosos

Fundação responsável por abrigos retoma ações de lazer com residentes; durante paralisações, residentes tiveram piora na mobilidade e relataram tristeza

Idosos atendidos por abrigo na região; fundação amplia cuidados para retomar atividades (Foto: Divulgação PML)

Bruna Silva
RMVale

Após mais de três meses sem atividades lúdicas e de lazer, os abrigos da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) estão retomando as ações de maneira gradual. Para que o retorno seja seguro, a fundação responsável pelo auxílio às casas de repouso está tomando série de medidas de prevenção à Covid-19.

Conforme a FJCR (Fundação José Carlos da Rocha), que auxilia na administração de diversos lares na região, antes da retomada houve o diálogo com as casas de longa permanência que desejavam o retorno das atividades. Após a conversa, um treinamento para professores e prestadores de serviço foi dado para abordar as recomendações e protocolos de órgãos de saúde, como a OMS (Organização Mundial da Saúde) e Ministério da Saúde.

Os profissionais que fazem parte da instituição fizeram testes para verificação da Covid-19, além de receberem instruções, como não tocar em hipótese alguma, manter o distanciamento entre os idosos e também sobre como adaptar determinadas dinâmicas para garantir o bem estar de todos. Foram distribuídas máscaras, escudos faciais e álcool em gel para serem utilizados durante as aulas.

De acordo com a fundação, durante o período de paralisação das ações recreativas, residentes apresentaram piora em funções motoras, mobilidade, equilíbrio, além de alguns relatarem que estavam se sentindo tristes e sozinhos.

A FJCR auxilia lares em toda a região, como em Guaratinguetá, Pindamonhangaba, Lagoinha, São Luis e Lorena.

Na última quinta-feira, a confirmação de 21 idosos contaminados com o novo coronavírus no abrigo Maria de Nazareth, a  Vigilância Sanitária destacou que “realiza suas ações em todas as instituições, desde o início da pandemia, com medidas educativas, de capacitação, de orientação e que vem acompanhando as instituições de longa permanência mediante as necessidades”, conforme os protocolos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e Governo do Estado. Nesta quinta-feira, a Prefeitura de Lorena divulgou que o período de quarentena dos idosos do abrigo se encerrou. Dos 21 contaminados, dois idosos faleceram.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?