Estado anuncia vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 e 11 anos

Público alvo é de 4,3 milhões de pessoas; Estado acredita que em três semanas todos devem ter ao menos uma dose aplicada

Imunização contra a Covid-19 para crianças; público infantil é aprovado para vacinação pela Anvisa (Foto: Reprodução EBC)

Marcelo Augusto dos Santos
RMVale 

Liberado há três semanas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o Governo do Estado de São Paulo apresentou nesta quarta-feira (5), o plano para imunizar 4,3 milhões de crianças com idade entre 5 e 11 anos, contra a Covid-19.

De acordo com a secretaria de Saúde do Estado, a campanha deve ser iniciada automaticamente, após a chegada das vacinas da Pfizer, que serão enviadas pelo Governo Federal. Ainda segundo a pasta, o Instituto Butantan também aguarda resposta da Anvisa ao novo pedido de uso da Coronavac na imunização infantil. Há 12 milhões de doses desta vacina prontas para o uso.

A 28 dias para o início do ano letivo de 2022, o Estado está cadastrando escolas da rede pública de ensino, para serem unidades de vacinação. São 268 escolas de nove municípios estão prontas. Com início do programa, a estimativa é de que 250 mil crianças sejam imunizadas por dia. Para isso, 5,2 mil unidades de saúde estarão prontas para receber essas pessoas.
“Vacinar dentro das escolas é algo que tem trazido eficiência ao longo da história. Em todos os momentos que o Brasil tem feito campanhas próximas das escolas, a eficiência sempre cresceu. São Paulo foi o primeiro estado a vacinar os profissionais da educação e vacinar também as crianças será algo fundamental para manter as escolas abertas”, afirmou o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares da Silva.

O governo tucano informou ainda que já adquiriu nove milhões de seringas e agulhas e iniciou a distribuição de 4,5 milhões de cartões de vacinação específicos para as crianças.

O secretário executivo da secretária de Estado da Saúde, Eduardo Ribeiro, destacou que há mais de 2,5 mil casos de internações graves de crianças por Covid-19 e 93 mortes. “Se tivéssemos começado a vacinar em dezembro, já teríamos 90% das crianças vacinadas”.

Segundo dados do “Vacinômetro”, a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) tem 76% de sua população com esquema vacinal completo e 17% com dose de reforço aplicada.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?