Estado anuncia investimentos de saneamento básico e moradias para cidades do Litoral Norte

Ação garante 25 quilômetros de tubulações de redes coletoras de esgoto, que serão criados, além de uma Estação Tratamento de Esgoto construída; imóveis em São Sebastião

Governador Tarcísio Freitas e prefeito de Caraguá, em assinatura de convênio estadual; Estado investe no Litoral (Foto: Reprodução GESP)

Marcelo Augusto dos Santos
Litoral Norte

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou uma série de investimentos para cidades do Litoral Norte. Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela estão na lista de municípios atendidos pelo Estado, com foco no saneamento básico e moradias.

Caraguatatuba terá sua rede de captação de esgoto ampliada com 1.805 novas ligações domiciliares nos bairros Martim de Sá, Golfinhos, Jaraguazinho e Cidade Jardim. Tarcísio anunciou um investimento R$ 51 milhões no último dia, para 25 quilômetros de obras.

De acordo com o Estado, a obra de saneamento deve beneficiar cerca de 17 mil moradores e faz parte do programa Onda Limpa, da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

O município lidera o índice de saneamento do Litoral Norte. Em 2022, Caraguá alcançou a cobertura de 100% de atendimento em água tratada e 91% de coleta de esgoto.

A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, garantiu que essa é uma pauta prioritária e que o governo estadual olha o saneamento básico com dois pilares: universalização e prestação de serviços. “É um trabalho que visa melhorias, desenvolvimento e saúde. Em 2021 são 130 mil internações por doenças de veiculação hídrica no estado. Em Caraguá, são 16 mil habitantes que vão ter mais qualidade de vida e o meio ambiente envolvido”, destacou Natália.

O governador falou ainda sobre os aportes que focam outras cidades litorâneas. Ilhabela também recebeu investimentos de infraestrutura de saneamento.

O Estado é outra cidade atendida. A Prefeitura anunciou a construção de uma nova ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), com investimentos de R$ 70 milhões. Toda a estrutura incluirá, também, a implantação de 11 estações elevatórias para bombeamento do esgoto e de 3.677 metros de redes coletoras e a execução de 1.144 ligações domiciliares.

As obras, realizadas pela Sabesp, ampliarão o índice de atendimento da rede, com coleta e tratamento de esgoto, chegando a 70%.  Mais de dez mil pessoas dos bairros de Praia Grande e Curral serão beneficiadas. A reportagem do Jornal Atos entrou em contato com a Sabesp, questionando sobre data do inicio das obras e tempo para conclusão, mas até o fechamento dessa edição não obtivemos respostas.

Tarciso destacou o programa Universaliza SP, lançado no último dia 18, que pretende oferecer apoio técnico à prefeituras com serviços ou autarquias municipais de água e esgoto para estruturação e modelagem de projetos de expansão, de acordo com as metas previstas pelo Novo Marco do Saneamento.

O Universaliza SP é um programa de suporte aos municípios para cumprir as metas do marco de saneamento básico, dando suporte aos prefeitos na estruturação de seus projetos de concessão e de parceria público-privada para melhorar o saneamento básico dos municípios. Saneamento é saúde, educação, produtividade. Falta de saneamento é um problema no Brasil e estamos aqui para celebrar mais um investimento”, enfatizou.

Moradias – Sobre São Sebastião, Freitas revelou que a meta é acompanhar a construção de cerca de mil moradias às famílias afetadas pelas chuvas em fevereiro.

Entre os imóveis (apartamentos e casas) que abrigarão pessoas que perderam pertences, 704 estão com a construção em andamento. “A gente deve autorizar, em breve, a construção de cerca de 260 novos imóveis na região da Topolândia. Vamos bater quase 1 mil imóveis construídos para atender essas pessoas que estão nas áreas de risco”, finalizou o governador.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?