Política a conta-gotas…
A arte da ‘guerra’
Parece ficção literária, mas não é, trata-se de articulação mesmo. Segundo os politiqueiros da Praça, o presidente da Câmara de Lorena, Fabio Longuinho, que está com sua presidência em risco pelo placar de nove votos a quatro, já mudou esta configuração para futuras votações. Com sua parceira Wanessa Andréa de volta ao jogo, e com a reconsideração de outros dois colegas, seu índice de sobrevivência sobe para sete votos, além do seu. Resta saber de qual lado do muro Fabio Matos e Washington Saúde – que se abstiveram de votar na abertura da Processante – vão descer.
Mudança de hábito
Vislumbrando ‘outros horizontes’ na política de Cruzeiro, o ex-vereador Laudelino Augusto parece que deu “adeus, muchachos” ao PL de Paulo Vieira rumo ao Progressistas, com promessa de ser o ‘senhor importância’ da sigla. A pergunta que fica: “e quem será a grande aposta desse novo jogador”? Falam em algumas rodas que a mudança está relacionada ao presidente do GRIM Fabriva, Vitor Hugo, e que ele já entrou no jogo confiante no apoio do Sindicato dos Metalúrgicos e dos trabalhadores da Amsted Maxion. Façam suas apostas…
Está bom, mas também…
…está ruim! Na mesma sessão da Câmara de Cruzeiro em que o vereador Fafá elogiou o projeto do Executivo de abertura de crédito adicional ao orçamento, ele finalizou sua participação na tribuna criticando a falta de remédios e de médicos nas unidades de saúde. O nobre parlamentar ainda ‘alfinetou’ o prefeito Thales Gabriel, ameaçando votar contra futuros orçamentos se as questões de saúde não forem resolvidas.
Holofotes
A sessão extraordinária da Câmara de Cruzeiro, que movimentou cerca de R$ 5,5 milhões entre créditos adicionais e acréscimo no orçamento da Prefeitura, também reivindicou a paternidade dos vereadores Carlinhos Stokcar, Jorge Currila e Sandra Cunha nos projetos que ajudaram a cidade na arrecadação. Ou seja, eles querem sair bem na foto…
Oportunismo…
…oportunidade? Rola pelas esquinas da Praça Prado Filho – Cachoeira Paulista, que alguns vereadores gostaram da ideia do prefeito Antonio Mineiro ter de aprovar novo projeto para salvar a pele dos 56 comissionados da Prefeitura. Para aquela turminha da Câmara é uma boa oportunidade para rever novamente as indicações dos parlamentares e até para indicar outros!!!
E por falar em Cachoeira…
…alguns advogados aguardam, por esses dias, decisão da Justiça que poderá definir o quadro de competições nas eleições do ano que vem. Segundo os bens informados, será uma espécie de ‘tira-teima’ para o ex-prefeito parar de iludir os eleitores do eixo Cachoeira-Silveiras.
Impasse na terceira via
A ansiedade do mercado político de Guará é aparente quando o assunto é candidaturas a prefeituras em 2024. Com a definição de Miguel Sampaio em disputar a sucessão, quase que atropelando os planos de Regis Yasumura e, ao mesmo tempo, confrontando o concorrente Junior Filippo, o pessoal da Praça já quer saber quem dos três será a terceira via. Até rolarem as pesquisas de outubro, haja especulações…
Memória eleitoral
Rola entre os bons de memória de Pinda que assim como apenas dois vereadores – Carlos de Moura – o Magrão e Renato Cebola – se reelegeram da legislatura passada para a atual, agora, nas próximas eleições, o cenário se repetiria com apenas uma exceção, ou melhor, um outro nome: Magrão, se for candidato, pode estar dentro novamente, seguido de Herivelton Vela. O restante será um jogo de sobrevivência, principalmente se não ampliarem o número do cadeiras na futura Câmara.
Ventos de Moreira César…
…dão conta que o subprefeito Nilson Luis está com um exército de cabos eleitorais preparado, caso resolva ser candidato a vereador na eleição do ano que vem. Pelo que se ouviu, o homem tem duas palavras de ordem para equipe: “trabalhar o nome do candidato à Prefeitura – leia-se Ricardo Piorino, e o seu, para o que der e vier”. Ou seja, para vereador ou vice. Ou não vice?
Copiloto
A notícia do afastamento temporário do prefeito Sylvio Ballerini de suas funções devido a um tratamento de saúde, só não está pior em Lorena porque em termos de administração municipal, nada, exatamente nada, mudou. Isso porque nos bastidores do poder, existe um irmão que é vice, que mantém a máquina pública na direção em que Sylvinho quer e gostaria que continuasse. Com a palavra, Humberto Ballerini, para o que der e vier!!!
Alça de mira
O encontro do grupo Shibata com o prefeito Marcus Soliva e seu grupo de apoio na última segunda-feira, além de render comentários entre a classe produtiva de Guará, alimentou o mercado político, que observou em uma das fotos a ‘mensagem visual’ do vice, Régis Yasumura, ‘secando’ o concorrente eleitoral Miguel Sampaio.