UPA busca novos associados para não encerrar atendimento a animais em Lorena

Entidade sofre com estrutura aquém do necessário para manter os cuidados com 220 bichinhos; ação voluntária se mantém somente com doações

Animais resgatados pela UPA, em abrigo; instituição pede ajuda para continuar serviços (Foto: Reprodução)

Andréa Moroni
Lorena

A UPA (União Protetora dos Animais) de Lorena está realizando uma campanha para aumentar o número de associados, em ação que tenta garantir saúde financeira estrutural ao trabalho voluntário. A ONG (Organização Não Governamental) cuida atualmente de 220 animais e vive exclusivamente de doações.

Participante ativa nas ações da ONG, a diretora financeira voluntária da UPA, Cynthia Menezes, explicou que a situação é difícil, pois a entidade não possui condições de manter os poucos funcionários sem o apoio, além de custos para manter a estrutura atual. “Estamos fazendo essa campanha para tentar conseguir que mais pessoas conheçam a UPA e nos ajudem mensalmente, porque o gasto mensal é muito alto”, contou a voluntária.

Segundo Cynthia, qualquer ajuda é bem-vinda. A UPA tem divulgado a campanha, que busca ajuda em qualquer valor. “Temos associados que doam R$ 10 e até R$ 150”.

O telefone para doações e informações para se tornar associado é (12) 99788-9638. A chave PIX para doações em dinheiro é o CNPJ 02.350.440/0001-02.

Além dos gastos mensais para alimentar os animais e os cuidados veterinários, a UPA também faz o resgate de bichinhos vítimas de maus tratos, acidentes ou em vulnerabilidade extrema. “Nesses casos fazemos ações extras para poder pagar as contas dos veterinários que nos ajudam. Esse mês, por exemplos, já fizemos 15 resgates”, contou Cynthia.

Os canis da UPA já estão superlotados. Não há mais espaço físico para construir novos canis. Atualmente, 220 animais estão recolhidos. “Já é acima da nossa capacidade. Temos três funcionários para cuidar dos animais e o gasto é bem alto”, afirmou.

A ONG também faz a castração dos animais que estão sob seus cuidados. “Temos um número de castração por mês de graça e quando ultrapassa esse número nós pagamos. Não fazemos as castrações pela Prefeitura, porque precisamos de um lugar para o animal ficar para fazer o jejum pré-operatório e o centro municipal não oferece esse serviço”, explicou a voluntária.

Além dos cuidados, a UPA incentiva a adoção responsável. O atendimento funciona de segunda-feira a sábado, no horário comercial. “Ficamos felizes em receber as pessoas para que elas conheçam o nosso trabalho. Quem se interessa por adotar um animal passa por uma entrevista, preenche um formulário e nós fazemos uma visita para conhecer o local onde o animal vai ficar”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?