Com baixo estoque, Banco de Leite Humano procura doadoras em Caraguá

Estoques de Banco de Leite Humano; unidade de Caraguá procura doadoras para atender demandas (Foto: Reprodução EBC)

Da Redação
Caraguatatuba

O Banco de Leite Humano de Caraguatatuba enfrenta dificuldades para manter o estoque suficiente para atender o Litoral Norte. Nos últimos dois meses, o nível de leite está muito abaixo do ideal para o atendimento nas unidades de saúde. Com apenas 16 doadoras ativas, o órgão busca agora novas voluntárias para suprir a demanda.

Nos últimos dois meses, o BLH recolheu cerca de cinco litros de leite por semana, totalizando 26 litros por mês, mas o ideal é chegar a 25 litros por semana, para que sejam distribuídos na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Pediátrica do Hospital Regional do Litoral Norte e nas alas de maternidade e UTI Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris.

Para ser doadora, é necessário realizar exames de sangue exigidos pelo protocolo da Rede Brasileira de Bancos de Leite. Além disso, a voluntária e o bebê precisam estar saudáveis. Um litro de leite pode ser distribuído para até dez recém-nascidos.

O material recebido pode ser retirado pela própria doadora, na proporção que preferir. Não há uma quantidade mínima para ser aceita. Para facilitar o processo, o BLH de Caraguatatuba atende uma vez por semana para extração de leite de voluntários.

As interessadas podem se encaminhar ao Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), que fica no bairro Sumaré, atendendo de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, ou entrar em contato via WhatsApp, pelo contato (12) 99635-3917, que atende das 8h às 16h.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?