Pinda lança programa de reforço para quinhentos alunos com baixo desempenho escolar

Sala de aula em Pinda; cidade lança programa para atender alunos com defasagem (Foto: Bruna Silva)

Medida é aposta para reforçar o desempenho dos estudantes da rede municipal; primeira fase do piloto cinta com cinco escolas

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Como meio de auxiliar aprendizado dos alunos na rede municipal de ensino, a secretaria de Educação de Pindamonhangaba anunciou, nesta semana, o Projeto Piloto de Reforço Escolar. O programa deve atender crianças do terceiro ao quinto ano do ensino fundamental.

De acordo com a Prefeitura, os estudantes foram selecionados durante o Conselho de Classe Final das escolas recomendadas a integrarem o projeto. Os responsáveis de cerca de quinhentos alunos foram previamente consultados sobre a oportunidade de fomento na aprendizagem. Para que o programa fosse elaborado, a pasta responsável reuniu profissionais como: professores, auxiliares de classe, agentes de organização escolar, assistentes de serviços gerais e estagiários de pedagogia.

O planejamento prevê foco na alfabetização com ênfase nas intervenções para o avanço nas habilidades de leitura e escrita. Ao término das aulas de reforço, será elaborado um relatório final em que apontará os recursos utilizados ao longo da iniciativa.

Nesta primeira fase do piloto cinco escolas municipais participarão do projeto: José Gonçalves da Silva “Seu Juquinha”, no Liberdade; Regina Célia, no Mombaça; João Kolenda, no Bem Viver; Julieta Reale Vieira, no Castolira e Ruth Azevedo Romeiro, no Delta.

Ainda no início desta semana, as gestoras regionais estiveram reunidas com assistentes sociais e psicólogas para a orientação técnica aos educadores. A discussão buscou refletir sobre as concepções de alfabetização, uso de ferramentas tecnológicas, avaliação, público-alvo da ação e a importância do trabalho em equipe. A previsão é que os atendimentos aos alunos comecem ainda neste mês, entre os dias 17 e 28.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?