Após trégua da chuva, São Sebastião retoma aulas, mas segue em alerta

Cidade sofre com alagamentos e deslizamento de terra no começo da semana; aulas na rede municipal são retomadas nesta quinta-feira

Rua em São Sebastião, após fortes chuvas no início da semana; mais de 5 mil alunos podem voltas as escolas (Foto: Rafaela Lourenço)

Da Redação
São Sebastião

Para o alívio das famílias de São Sebastião, a forte chuva que vinha castigando o município desde o início desta semana deu uma trégua nesta quinta-feira (15). Após constatar a redução da frequência e do volume da chuva, a Prefeitura autorizou o retorno das aulas nas 14 escolas da Costa Sul que estavam impossibilitadas de funcionar desde a última terça-feira (13).

A medida garante que 5.641 alunos possam voltar a frequentar as unidades de ensino que ficam distribuídas pelo distrito de Maresias e bairros Barra do Sahy, Boiçucanga, Camburi, Juquehy, Toque-Toque Pequeno e Vila Sahy.

Segundo o Município, a Costa Sul, região mais afetada pelas tempestades, registrou apenas seis milímetros de chuva nas últimas 24 horas. Apesar do baixo índice, o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) mantém a classificação da cidade como de risco para alagamentos e deslizamentos de terra devido ao volume de 250 milímetros de chuva contabilizado entre as últimas segunda (12) e quarta-feira (14).

A tempestade, que castigou a Costa Sul, gerou alagamentos em diversos pontos, inclusive no trecho do Vila Sahy, onde 64 pessoas perderam suas vidas entre 18 e 19 de fevereiro, após um deslizamento de terra causado por fortes chuvas que totalizaram quase setecentos milímetros. Além da área do Vila Sahy, também ficou alagada na última terça-feira a região do bairro Baleia Verde onde estão sendo construídas moradias que receberão cerca de quinhentas famílias que perderam seus lares na tragédia de fevereiro.

De acordo com a Defesa Civil de São Sebastião, foram registrados deslizamentos de terra, de pequena proporção, em pontos de Toque-Toque Pequeno, na serra de Juquehy e no trevo de Barra do Sahy e Vila do Sahy. Desta vez, os incidentes naturais não deixaram vítimas.

Segundo a Prefeitura, as equipes da Defesa Civil municipal e da Defesa Civil estadual seguem distribuídas pela cidade monitorando a situação e auxiliando a população.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?