Governo Isael recebe reforço de noventa detentos da Funap para limpeza pública

Parceria integra projeto “Pinda Cidade Limpa”, com planejamento para manutenção dos espaços municipais

Reeducandos durante trabalho de limpeza em Pinda; programa em parceria com a Funap(Reprodução PMP)

Bruna Silva
Pindamonhangaba 

Depois de ficar dois anos pausado devido à pandemia da Covid-19, o programa “Pinda Cidade Limpa” será retomado neste mês. O projeto deve receber noventa reeducandos do Centro de Detenção da Região.

Viabilizada em parceria com a Funap (Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel), a ação atende detentos que trabalharão em atividades de limpeza pública como varrição de rua, pintura de guias e sarjetas. De acordo com a divisão feita pelo subprefeito de Moreira César e gestor do projeto, Nilson Luís, quarenta deles ficarão à disposição da secretaria de Serviços Públicos, 45 da subprefeitura e cinco na secretaria de Meio Ambiente.

A projeção é que o trabalho seja iniciado ainda neste mês, assim que os órgãos reguladores liberem os reeducandos. Segundo Nilson, o projeto é benéfico, pois “a mão de obra é eficiente e já trouxe bons resultados para a cidade”. A cada dois dias trabalhados, os detentos diminuem um na pena.

O convênio foi iniciado em maio de 2019, quando detentos do regime semiaberto prestam serviços à cidade. Eles desempenham atividades como capina, limpeza de canteiros, pintura de guias, manutenção de prédios escolares e unidades de saúde.

Em sua última edição, a ação contava com mecanismos de segurança como tornozeleiras eletrônicas monitoradas por agentes do Pemano (Centro de Progressão Penitenciária “Dr Edgar Magalhães Noronha), além da realização de rondas para supervisionar a situação do trabalho feitas por funcionário da Prefeitura. A seleção dos detentos foi realizada pela secretaria de Administração Penitenciária. São selecionados aqueles que estão próximos ao fim da pena, aptos e qualificados para os serviços demandados pelo Município.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?