Festipoema atinge meta com grande público em Pinda

Com foco na valorização literária, festival contou com mais de trezentas inscrições de todo o país

Apresentação para o Festipoema, que contou com três categorias, no último fim de semana, em Pinda (Foto: Divulgação PMP)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Em trabalho para valorizar a cultura e a paixão literária, o Festipoema (Festival de Poemas de Pindamonhangaba) reuniu grande público, no Teatro Galpão, no último fim de semana. O evento foi promovido pela secretaria de Cultura de Turismo e contou com o apoio da APL (Academia Pindamonhangabese de Letras).

As apresentações e interpretações das obras literárias selecionadas ocorreram ao longo de dois dias. Houve ainda a presença de jurados, o diretor de teatro e idealizador, Alberto Santiago; o jornalista e artista, Mauro Morais; além de Matheus Correa. De acordo com a pasta responsável, atividades deste porte reforçam o papel da cultural na sociedade, além de fortalecer o segmento município.

O festival contou com categorias adulto, juvenil e infantil, assim como premiações para interpretação e vídeo. Ao todo, foram mais de trezentas inscrições incluindo os estados do Amazonas, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A décima sexta edição aconteceu presencialmente, após dois anos de apresentações por meio remoto devido às restrições da pandemia da Covid-19. O Festipoema é consideradauma das mais importantes ações culturais da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), além de dar o pontapé inicial aos festivais no município. Nesta semana, haverá a abertura gratuita do Feste (Festival Nacional de Teatro) com diversas peças nacionais.
“Festivais como o Festipoema são de suma importância para incentivar os autores e atores locais, e estimular a participação da população em manifestações artísticas e culturais, além de abrir espaço para pessoas de todas as idades, tornando a esfera cultural num espaço cada vez mais plural e democrático”, afirmou a diretora de Cultura, Rebeca Guaragna.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?