Lorena aposta em shows de grandes nomes da música para retomada da Festa da Padroeira

Secretaria da Cultura investe na parte social do evento; apresentações contam com nomes como Guilherme Arantes, Ivam Lins, 14 Bis e Sidney Magal

Atrações musicais confirmadas na festa da Padroeira em Lorena; cidade retoma evento após pandemia (Foto: Reprodução)

Andréa Moroni
Lorena

De 6 a 15 de agosto, Lorena retoma um dos seus principais eventos culturais. A cidade celebra a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Piedade, paralisado há dois anos devido à pandemia de Covid-19. Para o retorno, a aposta está em velhos conhecidos da música, como Guilherme Arantes e Ivan Lins.

A Festa da Padroeira é marcada por shows, variada atração gastronômica e a atividades ligadas a parte religiosa, com a realização de novena na Matriz de Nossa Senhora da Piedade, na praça Baronesa de Santa Eulália. Neste ano, o tema, de acordo com a paróquia, será “Senhora da Piedade, Senhora da união com Cristo: “Maria é modelo também de união com Cristo, seja em suas tarefas cotidianas, seja no caminho da cruz, até se unir a Ele no martírio do coração (Papa Francisco).” As missas da novena serão realizadas sempre às 19h. No dia 15 de agosto, dia da padroeira, haverá uma missa solene, às 10h, celebrada pelo bispo da Diocese de Lorena, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias.

Já a parte social da festa, organizada em parceria com a Prefeitura, terá atrações musicais e gastronômicas na praça Dr. Arnolfo de Azevedo. Além dos shows, o evento conta com a tradicional Barraca do Queijo e bancas de doces e artesanato. A programação cultural tem início sempre às 20h30.

Responsável pela organização da parte social da festa, a secretária de Cultura e Turismo de Lorena, Juliana Amorim da Costa Barbosa, destacou que a expectativa é para boa participação do público, que tem frequentado eventos realizados neste ano. “Considerando o público numeroso que tivemos, tanto no Festival de Outono como no Festival de Inverno deste ano, a nossa expectativa para a Festa da Padroeira é alcançar também um bom público, entre munícipes e turistas. A gente espera que toda família lorenense possa participar, prestigiar e aproveitar a festa”.

Sobre a escolha dos artistas para a festa deste ano, a secretária ressaltou ainda que foi feita tendo como base um pedido do prefeito Sylvio Ballerini (PSDB). “Ele pediu para trazer artistas tradicionais, renomados, no intuito de resgatar a tradição da Festa de Nossa Senhora da Piedade. Estamos trazendo artistas mais famosos, tanto no Brasil como no exterior, como o Bruno e Barreto, a Banda 14 Bis, Ivan Lins, o Guilherme Arantes e o Sidnei Magal”, elencou. “É de grande importância também os nossos artistas lorenenses que vão estar abrilhantando também a Festa da Padroeira. Eu acho que todos têm um grande peso nessa festa, que vai resgatar a cultura e o turismo”.

Para Juliana, a festa de Nossa Senhora da Piedade é, além do resgate das tradições e da cultura lorenense, um fomento ao turismo. “Com os shows, o artesanato, a gastronomia, (a festa) gera renda e tendo um impacto positivo para a cidade. O prefeito Sylvio Ballerini quis resgatar as tradições dessa festa, fazendo um evento de grande porte, aproveitando a liberação total das restrições da pandemia, que ocorreu no final de abril”.

Diferente de edições passadas, não haverá parque de diversões devido a vigência de um documento que coloca restrições e impõe multas em relação aos níveis de ruído na praça Baronesa de Santa Eulália e na Praça do Rosário (onde o parque era montado até 2019), tornando inviável a contratação de um parque. O TAC (Termo de Ajuste de Conduta), firmado em novembro de 2018, entre o Ministério Público do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Lorena, a partir de uma solicitação da Amice (Associação dos Moradores do Centro).

Confira a programação de shows:

 

  • 6/8 (sábado) – Banda Orfeu;
  • 7/8 (domingo) – Banda Saxsom.

Abertura: Maju Umberto e Victu SL;

  • 8/8 (segunda-feira) – Grupo Requinte.

Abertura: Elis Barbosa;

  • 9/8 (terça-feira) – Fábio Satim.

Abertura: Projeto AM;

  • 10/8 (quarta-feira) – Bruno e Barretto;
  • 11/8 (quinta-feira) – Banda 8 Segundos.

Abertura: João Marcelo e Gabriel;

  • 12/8 (sexta-feira) – 14 BIS;
  • 13/8 (sábado) – Ivan Lins;
  • 14/8 (domingo) – Guilherme Arantes;
  • 15/8 (segunda-feira) – Sidney Magal.

Abertura: Banda Quilômetros de Voltagem.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?