Coronel assume secretaria de Segurança em Lorena, que também revela titular da Governança Digital

Anúncios veem após polêmicas entre criação de pastas e investigação de crime na cidade; administração chega a 23 departamentos

Prefeito e secretário de Segurança durante ato cívico do 7 de setembro; responsáveis por pastas são empossados em Lorena (Foto: Reprodução PML)

Da Redação
Lorena

O prefeito de Lorena, Sylvio Ballerini (PSDB), empossou na última quarta-feira (6) os novos secretários de Segurança e de Governança Digital. A primeira mudança traz com ela a perspectiva de uma nova política para o confronto à criminalidade. Com o ingresso dos dois profissionais, o governo municipal passa a ter suas 23 pastas ocupadas.

Em nota divulgada nas redes sociais, a Prefeitura de Lorena apresentou à população os históricos profissionais do coronel Marcos Antônio de Oliveira (Segurança) e de Marco Aurélio dos Reis Fernandes (Governança Digital).

Oliveira atuou 33 anos na Polícia Militar, período em que passou por diversos batalhões da capital paulista e da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte). Graduado em direito e mestre em ciências policiais de segurança e ordem pública, exerceu funções de destaque na corporação, sendo as principais delas a de diretor de Pessoal e Financeiro do Comando Geral da PM e de comandante do 41º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior), sediado em Jacareí, e do 23º BPMI, sediado em Lorena.

Tendo como novo desafio gerir o setor de Segurança de uma das cidades mais violentas do estado, Oliveira assume o cargo que era ocupado por Alfredo Pereira desde o início de 2021. Ex-chefe do setor de Homicídios da Polícia Civil de Lorena, Pereira foi exonerado por Ballerini no último dia 1 após um caso de tentativa de homicídio, envolvendo o ex-diretor de sua pasta, Filipe Augusto Cristiano Lopes de Medeiros, que tornou-se o principal suspeito de ser o mandante do crime que quase tirou a vida do feirante Wellington Evaristo Thomaz, 33 anos, na madrugada do último dia 30. Surpreendido por três criminosos na porta de casa, o morador do bairro Vila Brito foi atingido por três disparos de arma de fogo. O trabalho de investigação da Polícia Civil de Lorena, que está em andamento, apura o suposto envolvimento de Medeiros na tentativa de homicídio. Segundo depoimentos de testemunhas, o feirante, que segue internado, mantinha um relacionamento amoroso com a esposa do acusado, que, inclusive, teria enviado uma mensagem de áudio a ela, há cerca de quatro meses, afirmando mataria qualquer pessoa com quem ela estivesse se relacionando. Medeiros, que nega envolvimento no caso, foi exonerado pelo prefeito no último dia 31.

Já Fernandes é o primeiro profissional a ocupar o cargo de secretário de Governança Digital, pasta criada por Ballerini em julho deste ano após aprovação legislativa. Na mesma ocasião, foram instituídas as secretarias de Políticas para a Mulher, chefiada por Cíntia de Aguiar, e de Direitos da Pessoa com Deficiência, comandada por Grasielly Marton.

Advogado há quase duas décadas, Fernandes é especialista em gestão pública e possui experiência como assessor jurídico e parlamentar nas esferas municipal e federal. O novo membro do governo Ballerini foi um dos responsáveis pela implantação na Câmara de Lorena em 2020 da ferramenta “Câmara Sem Papel”, sistema que possibilita que vereadores e servidores assinem documentos de forma digital, o que reduziu o consumo de papel na Casa. Ele é apontado ainda pelo Executivo como o idealizador da lei municipal que instituiu em 2022 o programa “Cidades Inteligentes (Smart Cities)”, que consiste na utilização de recursos tecnológicos em processos relacionados à gestão pública.

Na nota publicada pela Prefeitura, o advogado revelou sua expectativa. “Nosso objetivo é desenvolver estudos de novas tecnologias e novos serviços inteligentes para a nossa cidade, com ênfase na desburocratização e maior eficiência da máquina pública”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?