Aumento de bicicletas motorizadas preocupa motoristas em Lorena
Secretário admite dificuldades na fiscalização; população denuncia imprudência de condutores
Lucas Barbosa
Lorena
Nacionalmente conhecida como a cidade das bicicletas, nos últimos dois anos a população de Lorena vem presenciando o aumento significativo de ‘magrelas’ motorizadas circulando pelo município. Essa “proliferação” vem gerando a insatisfação de motoristas e motociclistas.
O último levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que a cidade possui pouco mais de 86 mil habitantes e conta com cerca de 70 mil bicicletas.
Se não bastasse o número de bicicletas convencionais, aumenta também a quantidade de ‘bicicletas motorizadas’. Mesmo não tendo uma estimativa de quantas motorizadas circulam atualmente por Lorena, a secretaria de Trânsito admite o aumento do uso deste meio de transporte. “Realmente estamos verificando que o uso destes veículos está se espalhando pelos bairros da cidade. Mas, já que não existe uma lei específica, não podemos fiscalizar estes condutores e nem cobrar o uso de equipamentos de segurança”, lamentou o secretário Jaime Silva.
Para o entregador de água e gás, Ronaldo Donizete, 34 anos, era necessário que a Prefeitura criasse leis para aumentar a fiscalização sob o uso de bicicletas motorizadas. “Já vi muitos menores de idade andando há quase 40 km/h. Além disso, eles deveriam, no mínimo,, usar capacete porque uma queda a essa velocidade pode ser fatal”.
Já o aposentado Jair Rocha, 61 anos, afirmou já ter flagrado cenas de desrespeito às leis de trânsito protagonizadas por ciclistas motorizados. “Nesta semana mesmo, um garoto que aparentava ser menor de idade me cortou pela direita na avenida São Pedro, na Olaria. No Centro também já vi uma garota quase atropelar um idoso que atravessava na faixa de pedestres”.

Acidente – No ano passado, o Jornal Atos publicou uma reportagem mostrando uma colisão entre um ônibus e uma empregada doméstica que dirigia uma bicicleta motorizada no cruzamento da rua Monte Castelo com a avenida Oswaldo Aranha, na Vila Celeste. A vítima, que não usava nenhum equipamento de segurança, ficou gravemente ferida após a batida.
Melhorias – Em maio, durante entrevista ao Jornal Atos, o prefeito Fábio Marcondes (PSDB) revelou que a Prefeitura vem projetando a criação de ciclovias em diversos pontos do município. Segundo o chefe do Executivo, o projeto é dividido em quatro elos, com radiais que se ligarão, criando um sistema de ciclovias único.
Marcondes destacou que o sistema vai priorizar locais com maior fluxo e a implantação de ciclovias será iniciada pelas avenidas Marechal Argolo, Targino Vilela Nunes, Marechal Teixeira Lott, Eugenio Borges, São José e Thomas Alves Figueiredo.