Movimento promove simpósio gratuito sobre autismo em Guaratinguetá

Evento organizado pelo Mais Sobre TEA, na Aeronáutica, foca informação e capacitação; inscrições abertas até sexta-feira

Criança durante atividade psicoeducativa auxiliada por profissional; Guara promove evento sobre TEA (Foto: Reprodução EBC)

Rafaela Lourenço
Guaratinguetá

Guaratinguetá recebe, neste sábado (28), a quarta edição do Simpósio de Autismo do Mais Sobre TEA, um evento que debaterá aspectos do dia a dia de pessoas com transtorno espectro autista. As inscrições se encerram às 23h59 desta sexta-feira (27).

Após a pandemia da Covid-19, este é primeiro simpósio presencial realizado pelo movimento “Mais sobre TEA”, na cidade. O evento, fruto de uma parceria entre o Movimento e a Escola de Especialistas da Aeronáutica, reúne, além de pais, responsáveis e autistas, profissionais como psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.

O simpósio conta com o apoio de empresas da região para propagar a realidade e o convívio com o autismo. A programação tem temas como seletividade alimentar, inclusão escolar, apraxia de fala e estímulos motores.

Segundo uma das diretoras do Mais Sobre TEA, Adriane Alvarenga, que é mãe de Gabriel, um menino autista de 14 anos, o principal objetivo é informar e capacitar profissionais e famílias para melhor lidar com o transtorno e garantir o respeito e uma melhor qualidade vida para o autista.

“Como mãe, eu falo que cada simpósio, cada caminhada é como se fosse um filho. Muita lei que está no papel não é colocada em prática. É uma caminhada que tem seu tempo, mas o que pudermos fazer para que seja o mais rápido possível faremos”, ressaltou Adriane ao lembrar a importância e o crescimento dos diagnósticos no país.

O evento é gratuito, mas o público interessado em receber um certificado de participação ao simpósio, que será realizado das 7h30 às 18h30, no auditório da Aeronáutica, deverá se inscrever pelo link disponibilizado no perfil das redes sociais, do Mais Sobre Tea, até as 23h59 do dia 27 de outubro.

Será cobrado um valor simbólico de R$ 30 para cada uma das 1,2 mil vagas disponibilizadas.

Para a fonoaudióloga carioca, Edilene Argolo, que mora em Guaratinguetá, desde 2012, com a família e os gêmeos autistas Davi e Daniel, o simpósio vem ao encontro do lema do Movimento, que ela faz parte desde a criação: Mais informação, mais inclusão. Uma partilha voluntária de experiências e formações. “A gente sempre tem muito cuidado em trazer pessoas qualificadas e atualizadas para informar. Sempre visando à diminuição de descriminalização e melhor qualidade de tratamento”.

Mais Sobre TEA – O movimento foi criado em 2016 por pais e profissionais engajados na causa de pessoas com Transtorno Espectro Autista. A falta de recursos, informações e capacitações foram predominantes para a criação do grupo.

Desde então, cursos, palestras, simpósios e caminhadas foram realizadas em Guará. “E estar sempre apoiando essas famílias, que recebem um diagnóstico é o que nos motiva. Ajudar o meu filho e o próximo”, exclamou Adriane.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?