Câmara de Pinda passa a ter votação eletrônica e ouvidoria

Presidente aborda novidades em serviços e sistema interna; concurso público e PDV aguardados para o final do ano

Norbertinho durante entrevista no Atos no Rádio, onde anunciou novo sistema de votação da Câmara de Pinda (Foto: Kassiane Ribeiro)

Andréa Moroni
Pindamonhangaba

A Câmara de Pindamonhangaba se prepara para um novo sistema de votação em projetos, requerimentos e moções. O Legislativo de Pinda passa a ter voto eletrônico em suas sessões. O equipamento e o painel eletrônico para as votações já estão sendo instalados. A informação foi dada pelo presidente da Casa, Francisco Norberto Silva Rocha de Moraes, o Norbertinho (PP), durante entrevista ao Atos no Rádio.

Segundo o vereador, a intenção é usar a tecnologia e a internet para facilitar o trabalho do Legislativo e aproximar a população da Câmara. “Nós implantamos o sistema eletrônico para agilizar a tramitação de processos, inclusive os processos internos, requerimentos, projetos de leis. Hoje, toda a atividade parlamentar é eletrônica”.

Por meio do seu canal no Youtube e ainda do canal 4 da Net (espaço cedido pela Assembleia Legislativa), a Câmara transmite suas sessões semanais. “Agora contratamos uma agência que vai ficar responsável pela publicidade da Câmara. Ela vai divulgar para a população o nosso trabalho, inclusive a criação da ouvidoria. Nosso objetivo é que a população participe do trabalho legislativo mesmo que de forma online”, destacou Norbertinho.

Enxuta – O Tribunal de Contas do Estado classificou a Câmara de Pindamonhangaba entre as dez mais enxutas do Estado de São Paulo. Segundo Norbertinho, são 58 servidores trabalhando (36 concursados e 22 comissionados).  “Trabalhamos com um número reduzido de pessoas e, por isso, nosso objetivo é valorizar nossos funcionários. Desde que essa mesa administrativa assumiu, os servidores já tiveram reajuste de quase 20%. Agora vamos implantar o Plano de Saúde”.

Concurso Público – O presidente da Câmara abordou ainda um tema que tem atraído a expectativa de boa parte da população: o concurso público para contratação no Legislativo. Norbertinho disse que até o final do ano deve ser publicado o edital do processo seletivo. Serão oito vagas e formação de cadastro reserva.

As provas estão marcadas para o final de 2023 ou início de 2024. “Nós também estamos estudando a implantação do PDV (Plano de Demissão Voluntária) para atender servidores que queiram se aposentar ou sair da área legislativa”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?