Grupo promove caminhada para conscientizar população sobre o autismo em Lorena

Evento que será realizado no próximo sábado (1) na praça central conta com recreação e orientações sobre o Transtorno de Espectro Autista

Evento do Universo do Autismo, que promove caminhada de conscientização (Foto: Reprodução Universo do Autismo)

Andréa Moroni
Lorena

Um grande grupo de pessoas é esperado para uma caminhada, na manhã do próximo sábado, que foca a conscientização sobre informações e a vida da pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista). O evento está marcado para saída na praça da Estação e chegada na praça Arnolfo Azevedo.

A ação tem concentração a partir das 9h30.

No local, os participantes terão ainda de conscientização sobre o espectro autista e recreação. As ações contam com o apoio das secretarias de Trânsito e Cultura de Lorena.

Segundo a fundadora do Universo do Autismo Grazzy Santos, o evento tem o objetivo de levar à população da cidade informações sobre o Espectro Autista. “Nós também queremos ajudar a conscientizar as pessoas para que a qualidade de vida da pessoa autista melhore”.

Atendimento – O Universo do Autismo nasceu da necessidade de compartilhar informações com os pais sobre as pessoas com espectro autista. “O grupo foi criado no ano de 2022 para dar apoio às, com orientações e palestras para melhorar a qualidade de vida desses indivíduos”, contou Grazzy.

O grupo Universo do Autismo está nas redes sociais Facebook e Instagran e atualmente conta com mais de cem membros. “Além dos pais, temos profissionais, como psicólogas, psicopedagoga, neuropediatra e fonoaudióloga”.

Entre as ações do grupo estão as palestras que são realizadas no oratório São Luiz durante o ano. “Nós convidamos profissionais para esclarecerem as dúvidas dos pais. As palestras e rodas de conversas são oferecidas como suporte e aprendizado”, explicou Grazzy.

A quantidade exata de pessoas diagnosticadas com TEA ainda é incerta. A prevalência estimada por organismos internacionais é de um caso para cada 44 nascimentos. No Brasil, estima-se que haja, aproximadamente, dois milhões de pessoas com TEA.

A expectativa é de que em breve, a partir dos resultados do Censo Demográfico 2022, seja apresentado um panorama oficial do autismo no Brasil, revelando quantas pessoas com diagnóstico de TEA vivem no país.

Desafios – Mãe do Davi Lucas, de 6 anos, Suzi Monteiro contou que o filho recebeu o diagnóstico de TEA no ano passado. “Para mim ainda é tudo muito novo. Eu já sabia que tinha algo diferente nele mais nunca imaginei que seria o autismo. Eu aprendo a cada dia com ele. Tem dias que não é fácil a gente acha que não vai conseguir mais é um dia após o outro”.

Para ela, o grupo Universo do Autismo tem ajudado com a troca de experiências. “São muitas mães contando suas experiências e saber que tem família que já passou ou ainda está passando a mesma coisa que a gente é uma troca muito bacana”.

Suzi acha que a caminhada é essencial para a “conscientização da importância da inclusão na sociedade, para que mais pessoas saibam sobre o autismo, sobre nossa luta diária e conheçam os direitos que nossos filhos autistas têm e merecem”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?