Cooperativa de catadores inicia coleta seletiva em Guará

Expectativa é recolher cem toneladas de matérias com atuação nos bairros para reduzir descarte incorreto da cidade

Lixo em terreno baldio; coperativa em Guará em parceria com Saeg começou coleta seletiva na cidade (Foto: Arquivo Atos)

Andréa Moroni
Guaratinguetá

A Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis em parceria com a Saeg (Serviço Autônomo de Esgoto de Guaratinguetá) e com apoio da Prefeitura, iniciou neste mês a coleta seletiva na cidade.

O trabalho tem como objetivo reduzir o descarte incorreto de materiais, garantir os benefícios econômicos da reciclagem e tornar o município mais limpo, conscientizando os moradores sobre a importância da sustentabilidade para o meio ambiente.

A coleta segue um cronograma semanal. Os profissionais uniformizados e identificados da Coopera Guará vão recolher os materiais recicláveis nos bairros de Guaratinguetá. Serão recolhidos todos os tipos de resíduos recicláveis como metais, vidros, plásticos, papéis. O material coletado é enviado para a indústria de transformação.

Segundo a coordenadora da cooperativa, Maria Eduarda Silva Ferreira, contando com a colaboração da população, a estimativa é de recuperar cem toneladas de materiais. “Mas só vamos sentir com o decorrer dos trabalhos. Atualmente nós temos dez cooperados trabalhando conosco”.

Além da coleta nas residências, é possível levar os materiais recicláveis aos locais de descarte correto: PEV (Pontos de Entrega Voluntária) da avenida São Dimas, de segunda-feira a sábado, das 7h às 17h e domingo, das 7h às 12h; na avenida José Pereira da Cruz, 769, Jardim do Vale.

Confira o cronograma da coleta:

Segunda e quarta-feira, a partir das 8h, nos seguintes locais: Village Sant’Anna, São Manoel, Residencial Coopemi, Residencial Cooperi.

Terça e quinta-feira – A partir das 8h, nos seguintes locais:Beira Rio 1 e 2, Parque do Sol, Jardim Esperança, Chácaras Agrícolas Parte Baixa, Jardim do Vale 1 e 2, Chácaras Agrícolas Parte Alta, São Dimas, Hípica, Panorama 1 e 2;

Sexta-feira – A partir das 8h, nos seguintes locais: Vila dos Funcionários, Jardim Aeroporto, Vila Molica, Esplanada Indiana, Vila Indiana, Dr. Walter Arantes, Matadouro.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?