Câmara aprova doação de área para construção de complexo da Polícia Civil em Guará

Proposta foi acatada de forma unânime; processo de troca de sedes teve início em 2017, com projeto de Marcus Soliva

Viatura da Polícia Civil em Guaratinguetá; proposta quer centralizar atendimento entre delegacias (Foto: Reprodução)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

A Câmara de Guaratinguetá aprovou a cessão de uma área de cerca de oito mil metros quadrados para construção de um complexo de polícia judiciária. A intenção é agregar todas as delegacias do município e concentrar apenas em um local. O terreno fica no Parque do Sol. A aprovação foi unânime na última terça-feira (29).

O projeto tem como objetivo melhorar a comunicação entre os setores investigativos e ampliar a eficiência e eficácia das investigações. A ideia já era discutida há pelo menos dois anos, mas amadureceu no último ano. Com a aprovação, a Prefeitura fará a cessão do espaço para construção dos prédios no local. O recurso investido será estadual, por se tratar de uma entidade de segurança pública do Estado.
“Vejo como uma grande vitória para a sociedade de Guaratinguetá e região, já que também a Seccional vai se deslocar para esse prédio, ou seja, toda nossa região que é coberta pela Polícia Civil ganha com essa eficiência e eficácia das investigações”, destacou o líder do governo municipal na Câmara, o vereador Márcio Almeida (PSC).

Atualmente, a Polícia Civil tem delegacias fixadas em bairros distintos em Guaratinguetá. A Seccional está instalada no Jardim Modelo; a DIG (Delegacia de Investigações Gerais) tem como sede a região central; a Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) atende na Nova Guará; a DDM (Delegacia da Mulher) e a Delegacia Geral estão instaladas no São Benedito, enquanto o Plantão Policial atende no Pedregulho, na avenida Juscelino Kubitschek.

Não foi especificado se todo o efetivo da Polícia Civil será centralizado em apenas um endereço ou se a descentralização das atividades vai continuar existindo, com os distritos policiais, como ocorre com a unidade do Engenheiro Neiva. Ainda não há data para liberação de recursos para construção das unidades.

Histórico – DDM, Delegacia Geral e Plantão Policial funcionavam no mesmo endereço (rua Rangel Pestana). Em 2017, o prefeito Marcus Soliva (PSC) deu início à uma série de troca de prédios para transformar a estrutura das delegacias em um hospital municipal. A ideia foi aprovada no ano seguinte pelo Governo do Estado, que passou para o Município a posse do prédio.

As três delegacias deixaram o local e foram instaladas em outras regiões. DDM e Delegacia Geral foram para o prédio da antiga escola Embaixador Rodrigues Alves e o Plantão ficou com a sede do Cadastro Único. Com a cessão de uma nova área, não foi especificado o que poderá ser feito com o espaço da antiga escola Embaixador.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?