Thales garante aprovação de pacote de reajustes em salários de servidores a prefeito

Projetos elevam ganhos de funcionários, secretários, vice e do chefe do Executivo; contratados do Legislativo também recebem auemento

Antes atuando no mesmo lado, Diego Mirando e Thales Gabriel discordaram em projeto de reajuste (Foto: Reprodução PMC)

Thales Siqueira
Cruzeiro

A Câmara de Cruzeiro retornou às sessões ordinárias, na última segunda-feira (5), com a aprovação de um pacote de projetos de reajustes e gratificações para os servidores da Câmara e Prefeitura. Propostas para aumento dos subsídios do prefeito, vice-prefeito e secretários também foram aprovadas.

O primeiro projeto encaminhado pelo prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel Fonseca (PSD), tratou da revisão do salário dos servidores públicos municipais. Ao ser aprovado, por unanimidade, ficou concedido 3,65% aos funcionários. Ficaram excluídos da revisão os professores da rede municipal de ensino.

O vereador Wagneriano Moreira, o Fafá, (Podemos) mesmo votando favorável à proposta, criticou a postura do atual chefe do Executivo, alegando que Fonseca administra mal o dinheiro público. “Houve uma reunião com os profissionais e todos pediam 7% de aumento. O governo resolveu dar menos do que a classe pediu. O meu voto na pauta é favorável porque ainda está aumentando um pouquinho, mas poderia aumentar muito mais”, frisou Fafá.

Outra proposta do Executivo que entrou em pauta foi o reajuste em 20% do ticket alimentação concedido aos servidores. Todos os parlamentares votaram a favor do projeto.

A Câmara aprovou ainda, por unanimidade, dois projetos de lei do presidente, Nelson Pinheiro (PL), beneficiando os servidores da Casa de Leis. O primeiro que prevê o aumento do salário dos servidores da Câmara em 4,62%, e o segundo que aumenta o valor do cartão alimentação de R$ 650,00 para R$ 760,50.

O vereador da oposição, Diego Miranda (PSD), parabenizou Pinheiro por conseguir um reajuste salarial para os servidores da Câmara maior do que o proposto pelo prefeito para os funcionários da Prefeitura. “Infelizmente, a Prefeitura usou outro índice para os seus funcionários públicos. Nós utilizamos o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e isso é maior do que o 3,65% que a Prefeitura deu respeitando o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Então, porque que a Prefeitura também não usa o IPCA? Porque que não valoriza o funcionário?”, questionou o parlamentar.

Salário do prefeito – O prefeito Thales Gabriel encaminhou à Câmara um projeto de lei que busca conceder um reajuste de 3,15%, neste ano, nos salários do prefeito, vice-prefeito e secretários. Aprovado, o texto teve votos contrários de Miranda e Fafá. “Eu não vejo nenhum motivo que eu, hoje, fosse favorável a aumentar o subsídio do prefeito, porque no meu ponto de vista ele está gerando mal o dinheiro público”, afirmou Fafá.

Com a aprovação dos projetos, fica garantido que os servidores recebam, de forma retroativa, os acréscimos salariais referentes ao mês de janeiro.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?