Novas trocas de secretários expõem governo Mineiro

Confrontos com Legislativo pressionam Executivo, que volta a sofrer com êxodo em Cachoeira Paulista

O prefeito Antônio Mineiro, que encara confronto com vereadores e saída de secretários em Cachoeira (Foto: Arquivo Atos)

Thales Siqueira
Cachoeira Paulista

O prefeito de Cachoeira Paulista, Antônio Carlos Mineiro (MDB), está promovendo uma dança das cadeiras. No último dia 20, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Empregos, Luiz Carlos Pugialli, foi exonerado. Nesta segunda-feira (27), o secretário de Segurança, Trânsito e Transportes, Major Lescura, assinou sua exoneração. Em agosto, três pastas receberam novos secretários.

A perspectiva ainda é de turbulência na administração. Até o final de outubro, outros nomes podem deixar o governo.

Pugialli deixou o “time Mineiro” após seis meses como secretário e três meses como voluntário. Enquanto esteve à frente da pasta seu nome foi envolvido em diversas polêmicas, como quando um ouvidor da Prefeitura solicitou à Câmara a formação de uma Comissão Processante contra Mineiro pela permissão de Pugialli na função pública sem ser nomeado (na época atuava como voluntário na gestão). “Pelo meu histórico de serviço público de 22 anos e por ter trabalhado com pessoas que não cumpriram seu dever de cidadão em relação à ética do serviço público, sendo acusados e processados por desvios, fiquei exposto e consequentemente acabo também expondo o governo municipal de alguma forma”, frisou o ex-secretário.

Pugialli justificou que os motivos de sua saída são as cobranças de um grupo de políticos “insatisfeitos que não obtiveram cargos e nem benefícios políticos e financeiros na atual gestão”. “Esse grupo, que se esconde atrás de uma sigla, a MCL (Movimento Cachoeira Livre – página na rede social), tenta aprisionar aqueles que trabalham honestamente para o sucesso do Governo”, atacou o ex-secretário, que continuou. “Acredito no Mineiro, assim como acredito em sua capacidade de governança e não poderia ser neste momento motivo de tantos combates que vem enfrentando. Tenho certeza de que não sou o único motivo para os ataques no governo, mas da minha parte não vou ser obstáculo para sua governança”, finalizou.

Secretário de Segurança, Trânsito e Transportes até esta segunda-feira, Carlos Adriany Lescura, o Major Lescura, já tinha esperada sua retirada do governo, o que deveria acontecer no final de outubro, mas acabou antecipando sua saída. “Chega uma hora que a gente precisa tomar o destino. Eu estou vislumbrando uma outra coisa em outra cidade, não relacionado com a política, mas sim algo particular. Então, preparei o Mineiro, falei que não ficaria mais tanto tempo”, revelou Lescura.

O secretário de Saúde Gabriel Tadeu Rodrigues deve permanecer em sua pasta até o próximo mês. “Eu conversei com o prefeito, expus algumas situações pessoais e de investimento que pretendo fazer na minha profissão como médico. Não vou abandonar o Governo e deixar a pasta sem titular, nós vamos discutir uma boa saída para a secretaria de Saúde. O trabalho é árduo, estamos em processo de reconstrução da saúde. Sempre estarei disponível para ajudar como secretário ou como médico”, explicou Rodrigues.

O troca-troca de maior repercussão aconteceu no mês passado e envolveu os ex-secretários Adriano Ambrósio (Cultura e Turismo), Mauri Dani (Infraestrutura e Obras) e Dil Fonseca (Juventude, Esporte e Lazer). O último voltou a exercer sua função como vereador à Câmara.

O ex-secretário Ambrósio afirmou que a decisão foi meramente política e que as desculpas dadas pelo prefeito para a troca não foram convincentes. “Infelizmente o prefeito em pouco tempo de gestão se perdeu devido às orientações de alguns secretários sem experiência administrativa e visão política. Nos elegemos sob a perspectiva da transparência e honestidade, mas lamentavelmente entregamos frustração e mais do mesmo. Fico triste pela minha cidade, que não está seguindo o caminho certo”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?