Bastidores da Política

Recurso recuperado…
Fábio Marcondes
Fábio Marcondes

Após um intenso trabalho do prefeito Fábio Marcondes junto ao Governo do Estado, Lorena conseguiu recentemente “recuperar” R$ 150 mil de uma emenda parlamentar encaminhada para a construção de uma área de lazer na lagoa do Parque Mondesir.

A destinação do recurso havia sido sinalizada pelo deputado estadual Hélio Nishimoto, em 2012, mas acabou “congelada” pelo Estado. Além de seu traquejo político, o bom entendimento com o atual governador, Márcio França, foi decisivo para que Marcondes tivesse êxito.

A expectativa da Prefeitura, que vai investir R$ 50 mil na obra, é que a melhoria seja entregue à população em até seis meses.

Fundo partidário
Sábado a chapa ferveu no Ponto Chique, o café mais politizado da Praça de Guaratinguetá, com candidato a deputado querendo apostar o resultado das urnas, comprometendo até dinheiro do fundo partidário. Perguntem ao Bruno, que segue ‘agarradinho’ no Soliva, ao ponto de impedi-lo de mergulhar em águas profundas…

O grito dos excluídos
Provavelmente por protesto à presença de Michel Temer, os novos moradores do residencial Flamboyant, de Guará, gritaram por Lula na solenidade de entrega das chaves do conjunto habitacional, na última sexta-feira. A repercussão na manhã seguinte entre os especuladores da Praça foi implacável contra os petistas, porque embora tendo candidatura ativa na cidade, nenhum sinal da militância na inauguração dos apartamentos, para aproveitar a manifestação dos mutuários, ainda que de forma indevida…
Feira livre

Equipe de campanha
Equipe de campanha

A feira da Vila Geny recebeu no último sábado uma clientela diferenciada, a equipe principal de apoio à campanha à deputada da filha do ex-prefeito de Caraguá, o conhecido Antônio Carlos.

Ao invés de comprar dos feirantes, eles foram ‘vender’, digo, oferecer o nome de Michelli Veneziani como uma opção a deputada estadual.

O grupo, que tinha na linha de frente Sylvio Ballerini, Dr. Paulo Neme, João Bosco Romeiro, Paiva e o vereador Fábio Longuinho, além de endossar o nome de Michelli, distribuíram uma grande quantidade material eleitoral.

Não convidem para…
…mesma picanha – o deputado Marcelo Ortiz e o ex-prefeito de Guará, Júnior Filippo, principalmente se o assunto for ‘apoio’ para a campanha eleitoral e as últimas postagens no Facebook…

As realidades da eleição
Qualquer ‘cientista’ político que se preze admite que a região está suportando três categorias de candidatos nesta temporada de caça aos votos: os profi$$ionais, que a bem do moralidade precisam ser eliminados da vida pública e por isso estão pagando muito por cada voto; os que acumulam mandatos, e por serviços prestados e com vantagem da estrutura institucional buscam a reeleição na certeza de uma visibilidade maior. E por fim, aqueles que sem a vantagem do ‘primeiro de grau’ – um mandato para chamar de seu, buscam se eleger pela primeira vez, incentivados pelo discurso popular da necessidade de renovar o quadro de deputados no Estado e principalmente em Brasília. O que significa que mudar os deputados não traduz as mudanças que o país espera, porque o sistema ainda continua o mesmo! E para piorar a situação dos que buscam seu primeiro mandato, eles ainda têm que enfrentar a concorrência com seus vizinhos de cidade e região, que embalam em candidaturas com outras finalidades: servir de cabo ‘eleitoral funcional’ (candidatam-se apenas para levar uma grana de deputado profi$$ional); esquentar o nome para as eleições municipais e, os analfabetos eleitorais – aqueles que sem conhecimento algum de estrutura partidária, cociente eleitoral, formação de legenda, ideologia e outros quesitos, metem a cara como kamikazes numa eleição…

Perguntar não ofende
Dos doze candidatos desta temporada em Cruzeiro, que a princípio buscam ser deputados, quais realmente estão focados em conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal?

Explica ou pede voto?
Vito Ardito
Vito Ardito

As opiniões se dividem pelas esquinas e balcões de Pindamonhangaba sobre a saúde eleitoral do candidato a deputado estadual Vito Ardito.

Enquanto uma boa parcela dos especuladores políticos demonstram incredulidade quanto a sua elegibilidade, outros acreditam que ele seguirá candidato com seus votos validados pela Justiça Eleitoral.

Comenta-se que um terceiro grupo faz as contas e conclui que deverá faltar votos no PP (seu novo partido) para garantir representatividade na Assembleia Legislativa.

Respaldo
Entre as candidaturas mais comentadas de Pinda, a notória competição de quem disputa a eleição agora de olho na próxima, valendo a sucessão de Isael Domingues. Disseram que o estresse de pelo menos três dos atuais candidatos desta temporada é de ser o mais votado para engrossar o discurso em 2020, no palanque para prefeito. Façam suas apostas…

Política do varejo
Quem tem sido flagrado pedindo votos em diversos lugares de Aparecida e cidades da região, é o ex-prefeito Zé Louquinho. Conversa com um, cafezinho com outro, uma piadinha na roda de conhecidos e, na hora certa, saca a cédula do federal Márcio Alvino do seu partido PR, e ‘de quebra’, dá uma forcinha para sua afilhada Jefferci Chad – rumo à prefeitura da Capital Mariana da Fé…

Gratuidade
E por falar em Aparecida, quem está marcando ponto positivo com os idosos e deficientes físicos da cidade é o vereador Carlos Alexandre Rangel – o Xand. Ele espera aprovar na Câmara um projeto de sua autoria que isenta este público do pagamento do estacionamento rotativo. O problema é que tem colega de Legislativo e assessores com intenções de votos futuros, antecipando na ‘cabeça’ do prefeito, que o tal projeto é inconstitucional.

Prazo de validade
Junior Fillipo, Dória, Chico Carlos e Celão
Junior Fillipo, Dória, Chico Carlos e Celão

Ainda repercute pelas esquinas de Guará a visita de João Dória, que reuniu antigos opostos, hoje ‘ajuntados’ por conveniência da campanha eleitoral em curso.

Há quem aposte pesado que a aproximação dos ex- prefeitos Junior Filippo e Francisco Carlos tem prazo de validade.

Segundo a especulação, a motivação de um lado, ou seja, de Chico Hair, não passa do interesse da votação de suas contas na Câmara; em contrapartida, o Coronelzinho ‘só pensa naquilo’, ou melhor, na vitória de seu federal Bertaiole, ainda que tenha de andar de braços dados com o Hair e discutir a relação com Marcelo Ortiz.

Perguntem ao Hélio Alves!!!

O que muitos querem saber
Papa defunto
Papa defunto

Por que ninguém, ou melhor, nenhum vereador da Comissão de Ética da Câmara de Lorena toca no assunto Adevaldir Ramos?

Procede que o empresário do ramo de cadáveres é alvo de inquérito por compartilhar dos salários dos assessores de seu gabinete e, além de assédio, teve parte de seus subsídios bloqueados pela Justiça – relacionados à execução de sentença do período em que ‘administrou’ o Lar São José?

Visita técnica e política
O ex-prefeito Fabiano Vieira, hoje assessor direto do deputado Campos Machado, reuniu várias testemunhas para uma visita técnica em cinco escolas de Cachoeira Paulista, alvo de recursos do Estado. A comitiva contou com representantes da secretaria Estadual de Educação, vereadores do PTB Vica e Dimas, e do também ex-prefeito Aloísio Vieira. Teve gente na cidade achando que colocaram o prefeito Edson Mota na maior ‘saia-justa’, já que a equipe foi composta por quem entende de obras e aplicação de recursos, com exceção é claro, dos vereadores que ‘acendem duas velas…’

Esquecimento ou ignorância?
Em vigor desde o início do mês, a atualização da base de cálculo da CIP (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública) de Pinda acabou servindo de munição para a oposição contra o prefeito Isael Domingues. O que muitos “matemáticos de primeira viagem” esqueceram é que a regulação e ajustes da taxa são realizados pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Outro fato “esquecido” pelos críticos de Isael no mercado político é que o reajuste foi aprovado pela Câmara Municipal no fim do ano passado. Perguntem ao Magrão, ainda presidente!!!
Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?