Para ‘driblar’ criminalidade, Pinda oferece esporte a jovens do Araretama

Bairro sofre com tráfico e violência; mais de mil jovens participam das atividades

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Considerado historicamente um dos bairros mais violentos de Pindamonhangaba, o Araretama recebe desde o último dia 20 uma série de programas esportivos que atendem mais de mil moradores. As ações, desenvolvidas pela Prefeitura, têm como objetivo contribuir para que as crianças e jovens da região se mantenham longe da criminalidade e das drogas.
Um dos bairros mais populosos de Pindamonhangaba, de acordo com o último levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), o Araretema constantemente está presente nos noticiários policiais da região. No último dia 26, um jovem de 18 anos foi atingido por quatro tiros em um ponto de ônibus na avenida Nicanor Ramos Nogueira. O rapaz segue internado, em estado estável, e a Polícia Civil investiga o caso.
Já no último dia 15, um jovem, dependente químico, foi preso após tentar matar a própria irmã a facadas. Segundo o boletim de ocorrência ela conseguiu fugir e o rapaz segue preso por violência doméstica.
Para tentar evitar que novos casos de violência, principalmente motivados pelo consumo e tráfico de drogas, a Prefeitura oferece desde o mês passado vagas para escolinhas de futebol no campo José Fonseca Marcondes, mais conhecido como Jota Marcondes. As aulas contam com vagas no período da manhã e tarde.
Além de futebol, os moradores do Araretama têm atualmente à disposição um ginásio esportivo onde são oferecidas aulas de natação, hidroginástica, ginástica artística e taekwondo. De acordo com a secretaria de Esportes, Juventude e Lazer, o número de moradores que participam das atividades ultrapassa mil.
O chefe da pasta, Cléber Bianchi, ressaltou os objetivos da ação no intuito de colaborar para que as crianças e jovens do Araretama se mantenham no ‘caminho do bem’. “Desta forma, aos poucos, vamos tentando ampliar os atendimentos na área esportiva. Buscamos sempre dar oportunidade de práticas de atividades físicas no intuito de fazer com que os moradores possam ter melhor qualidade de vida. Isto também contribui para a diminuição da diminuindo a ociosidade,  violência na comunidade e os índices de drogadição”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?