Caged aponta janeiro positivo para Pinda

Ranking de empregos no Estado tem apenas três cidades com saldo na região

Elisabeth Almeida
Região

Se o setor industrial é o centro da crise na região, Pindamonhangaba tenta se recuperar com foco nas pequenas e microempresas. A cidade conseguiu avaliação positiva no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), referente a janeiro.
A publicação do órgão veiculado ao Ministério do Trabalho, divulgado essa semana, mostrou que o Vale do Paraíba começou 2016 com o fechamento de 1.356 postos de trabalho com carteira assinada. Apenas três municípios da região tiveram saldo positivo na lista.
O ranking apontou Pinda, Piquete e Cunha como as cidades com melhor desempenho na geração de empregos formais no Estado, garantindo as colocações número 39, 44 e 49, respectivamente.
Os municípios lideraram a lista na região, deixando para trás as três maiores economias do Vale.  De acordo com a publicação, São José dos Campos ficou em 179ª lugar, Taubaté se classificou em 227º e Jacareí amargou a 236ª posição. Os municípios tiveram baixa puxada pelo setor industrial, maior afetado pela crise.
Além das três cidades, Cruzeiro, Guaratinguetá, Lorena, Cachoeira Paulista e Potim também mais demitiram do que contrataram em janeiro, período de base do ranking, realizado em 370 municípios paulistas com mais de dez mil habitantes. O resultado é dado de acordo com a comparação entre o número de vagas de emprego criadas em janeiro de 2016, com as perdas de postos de trabalho em dezembro do ano passado.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pindamonhangaba, Benedito Rubens de Almeida, a liderança da cidade na publicação se deve ao investimento no microempreendedor. “Em tempos de dificuldade, as médias e pequenas empresas geram e mantém seus empregos, pois a mão de obra não compete com a tecnologia das máquinas, ao contrário das grandes empresas, que são altamente afetadas quando o mercado é recessivo”.
No último ano, a baixa na geração de empregos afetou toda região. A avaliação do Caged referente aos 12 meses do ano mostrou redução em Pindamonhangaba (saldo de -2.393 postos de trabalho), Cruzeiro (-1.629), Guaratinguetá (-311), Lorena (-288) e Cachoeira Paulista (-144).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?