Vaticano ordena a bispo de Lorena investigar esquema de corrupção na diocese de Limeira

Dom João Inácio Muller apura denúncia de extorsão e coação a pedido da Igreja Católica; alvo de acusações, bispo de Limeira também responde à Justiça por acobertar casos de pedofilia

Acusado de corrupção na Igreja, dom Vilson Dias também responde por acobertar casos de pedofilia (Foto: Reprodução)
Acusado de corrupção na Igreja, dom Vilson Dias também responde por acobertar casos de pedofilia (Foto: Reprodução)

Lucas Barbosa
Lorena

O bispo da Diocese de Lorena, dom João Inácio Muller, foi escolhido pelo Vaticano na última semana para comandar as investigações de um suposto esquema de corrupção que envolve a Diocese de Limeira-SP. Além de extorsão e coação, o bispo da cidade do Noroeste Paulista, dom Vilson Dias, também é acusado de acobertar casos de pedofilia.

Designado para apurar somente as acusações de corrupção, dom João Inácio Muller participou de uma reunião na última segunda-feira com padres do Conselho de Presbíteros, em Limeira.

O religioso de Lorena foi escolhido pelo núncio apostólico do Brasil, dom Giovani d’Aniello, representante do Papa Francisco no Brasil.
No último dia 16, o jornal ‘O Globo’ publicou uma matéria em que afirma que teve acesso ao recente depoimento do padre emérito Ângelo Francisco Rossi, ex-responsável pela Basílica de Santo Antônio de Pádua, em Americana-SP, que denunciou que em 2012 sofreu uma tentativa de coação (ato de forçar alguém a fazer algo contra a sua vontade) por parte do bispo de Limeira.

Na ocasião, o padre afirmou que dom Vilson exigiu a liberação de R$ 50 mil da Basílica para a compra de armários para sua casa particular, localizada em Guaíra-SP.

O bispo de Lorena, dom João Inácio Muller, que chefia investigação (Reprodução)
O bispo de Lorena, dom João Inácio Muller, que chefia investigação (Reprodução)

O denunciante explicou que após se negar a desviar os recursos, foi substituído de suas funções pelo padre Pedro Leandro Ricardo.
Em 27 de janeiro, padre Pedro Leandro foi afastado do cargo eclesiástico devido a denúncias de pedofilia e de desvio de recursos da Basílica de Americana.

O religioso é acusado de ter abusado sexualmente de quatro ex-coroinhas, de Americana e Araras-SP, que eram menores à época dos crimes, que teriam sido praticados em 2000.

Além do Vaticano, as denúncias também são investigadas pelo Ministério Público do Estado.

Em nota oficial divulgada na última segunda-feira, a Diocese de Limeira afirmou que não se manifestará sobre o caso.

A reportagem do Jornal Atos entrou em contato com a assessoria da Diocese de Lorena, mas foi informada que dom João Inácio Muller não comentará sobre as investigações.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?