Lorena prolonga prazo e reduz desconto para pagamento de impostos

Cota única de carnês, distribuídos até fevereiro, ganham prazo de pagamento até março

Conjunto habitacional no bairro da Cecap em Lorena; cidade muda sistema de desconto no imposto para 2017 (Foto: Arquivo Atos)
Conjunto habitacional no bairro da Cecap em Lorena; cidade muda sistema de desconto no imposto para 2017 (Foto: Arquivo Atos)

Rafaela Lourenço
Lorena

Os contribuintes de Lorena terão um prazo maior para efetuar o pagamento dos impostos em 2017. A Prefeitura prorrogou de janeiro para março o pagamento de cota única do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ISS (Imposto Sobre Serviços). Em contrapartida, houve uma redução no desconto para 15% no IPTU.

Quem preferir pagar de forma parcelada, poderá dividir o valor integral em até dez parcelas com início do vencimento para dez de março.

Foi aprovada na Câmara, na última segunda-feira, o projeto que reduz o desconto do IPTU, com três votos contrários; o de Lu Fradique (PMN), Padre Coelho (PT) e Pedro da Vila Brito (PTB).

Atualmente o desconto chega a 30% para pagamentos à vista até o dia 10 de janeiro, 20% para pagamento em 10 de fevereiro e 10% para pagamento apenas em março. Para 2017 os lorenenses terão 15% de desconto para a cota única, que voltará a ser cobrada em março. Com a aprovação da Câmara, o projeto segue para sanção do Executivo.

De acordo com o subsecretário de Tributação de Lorena, Daniel Malerba, o desconto foi reduzido de forma gradativa por imposição do Tribunal de Contas. “A redução é justa. Nenhuma cidade tem desconto de 50%. Calculamos o IPTU já com a atualização da inflação e do ISS pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do IBGE que neste período de 12 meses, resultou em 9,15%.

Ainda segundo Malerba, o prazo estendido para março foi motivado pelo período de contas e despesas fixas para início do ano que assola a população, como IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), matrículas e materiais escolares.

Os carnês serão entregues para os moradores em meados de fevereiro. Estarão disponíveis também no site oficial da Prefeitura e na subsecretaria de Tributação, no prédio da administração municipal, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?