Lorena prolonga prazo e reduz desconto para pagamento de impostos
Cota única de carnês, distribuídos até fevereiro, ganham prazo de pagamento até março
Rafaela Lourenço
Lorena
Os contribuintes de Lorena terão um prazo maior para efetuar o pagamento dos impostos em 2017. A Prefeitura prorrogou de janeiro para março o pagamento de cota única do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ISS (Imposto Sobre Serviços). Em contrapartida, houve uma redução no desconto para 15% no IPTU.
Quem preferir pagar de forma parcelada, poderá dividir o valor integral em até dez parcelas com início do vencimento para dez de março.
Foi aprovada na Câmara, na última segunda-feira, o projeto que reduz o desconto do IPTU, com três votos contrários; o de Lu Fradique (PMN), Padre Coelho (PT) e Pedro da Vila Brito (PTB).
Atualmente o desconto chega a 30% para pagamentos à vista até o dia 10 de janeiro, 20% para pagamento em 10 de fevereiro e 10% para pagamento apenas em março. Para 2017 os lorenenses terão 15% de desconto para a cota única, que voltará a ser cobrada em março. Com a aprovação da Câmara, o projeto segue para sanção do Executivo.
De acordo com o subsecretário de Tributação de Lorena, Daniel Malerba, o desconto foi reduzido de forma gradativa por imposição do Tribunal de Contas. “A redução é justa. Nenhuma cidade tem desconto de 50%. Calculamos o IPTU já com a atualização da inflação e do ISS pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do IBGE que neste período de 12 meses, resultou em 9,15%.
Ainda segundo Malerba, o prazo estendido para março foi motivado pelo período de contas e despesas fixas para início do ano que assola a população, como IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), matrículas e materiais escolares.
Os carnês serão entregues para os moradores em meados de fevereiro. Estarão disponíveis também no site oficial da Prefeitura e na subsecretaria de Tributação, no prédio da administração municipal, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.