Após falência, fabrica é saqueada e incendiada em Lorena

Produtos furtados chegaram a ser vendidos nas redes sociais; quatro homens são detidos com material roubado

Embalagens de produtos estocados no chão e prédio destruído marcam cenário após dias de saques (Foto: Lucas Barbosa)
Embalagens de produtos estocados no chão e prédio destruído marcam cenário após dias de saques (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Lorena

Um cenário de pós-guerra. Essa parece ser a melhor descrição das instalações da fábrica Dental Prev, em Lorena, desde o último dia 14. A empresa foi fechada após dezenas de processos trabalhistas, que seguem sem acerto.
De acordo com a Polícia Civil, os objetos furtados chegaram a ser anunciados em grupos de compra e troca nas redes sociais.

Sem recursos para pagar os salários e direitos trabalhistas de mais de 150 funcionários, a Dental Prev, fabricante de produtos de higiene pessoal, declarou falência no início do mês.

Sem vigilância, a sede da empresa, localizada no Parque Mondesir, tornou-se alvo de saqueadores e até mesmo ponto de consumo de drogas.

A reportagem do Jornal Atos esteve no local, nas manhãs das últimas segunda e quarta-feira, quando se deparou com a movimentação de cerca de trinta pessoas que além dos produtos produzidos pela fábrica, como pasta de dente e enxaguante bucal, retiraram estruturas metálicas, fiação elétrica, telhas, portões, calhas e até mesmo grades. Crianças ajudam na retirada dos materiais, estão trabalhando na retirada dos produtos.

De acordo com a Polícia Civil de Lorena, até o momento, quatro homens foram detidos furtando diversos materiais da Dental Prev. A maior carga de produtos recuperados, ocorreu na última quarta-feira, após a Polícia Militar surpreender um rapaz e seu enteado enquanto levavam para um carro 1,8 mil escovas de dentes, quinhentos frascos vazios e 95 potes de creme dental.

Segundo a Civil, todos os detidos foram liberados após prestarem depoimento. Além disso, saqueadores utilizaram as redes sociais para tentar comercializar produtos de higiene que foram furtados da antiga fábrica.

Na última sexta-feira, parte da empresa foi incendiada. Uma investigação foi iniciada pela Policia Civil para tentar identificar os autores deste ato.

A movimentação de saqueadores pela região vem preocupando os moradores do Mondesir. De acordo com o universitário Mateus de Oliveira, 26 anos, no último domingo ele flagrou dois homens fumando crack na entrada da Dental Prev. “Passei de carro bem devagar para ver se o pessoal já tinha parado de roubar as coisas, mas acabei vendo dois adolescentes usando droga num cachimbo. Estou muito preocupado, porque pelo histórico da região do Mondesir acredito que essa fábrica abandona tem tudo para virar ponto de consumo de drogas”.

Falência – A Dental Prev, de propriedade do empresário Antônio Durigan, acumula dezenas de processos trabalhistas de ex-funcionários que afirmam não ter recebido o pagamento de salários e de diversos direitos.
Alegando problemas financeiros, a gerência da Dental Prev, demitiu cerca de cem funcionários no final de 2013. Na época, os trabalhadores realizaram uma manifestação em frente à empresa, para protestarem contra atrasos salariais, baixo valor do fundo de garantia e a demora na baixa das carteiras de trabalho.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas de Lorena, na época, através de uma ação coletiva, os trabalhadores entraram na Justiça contra a Dental Prev. Na decisão judicial, a empresa foi condenada a penhorar a estrutura da fábrica, para que o dinheiro fosse empregado para quitar as dívidas trabalhistas. Mas, para a revolta da categoria até o momento as dívidas não foram quitadas.
Com a falência da empresa, os trabalhadores temem tomar um calote.

A reportagem do Jornal Atos tentou entrar em contato com o proprietário da Dental Prev, Antônio Durigan, mas até o fechamento desta edição ele não havia sido localizado.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?