Cetesb aponta contaminação no Ribeirão Piquete após incêndio em fábrica de tintas

Companhia Ambiental do Estado alerta moradores de Cruzeiro e Piquete; órgão estadual mantém monitoramento da área

Trecho do Ribeirão Piquete, contaminado após incêndio em fábrica; Cetesb orienta desuso das águas (Foto: Francisco Assis)

Lucas Barbosa
RMVale

Uma análise realizada pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) revelou na última quinta-feira (26) a contaminação do Ribeirão Piquete por resíduos provenientes de uma fábrica de tintas, que sofreu um incêndio no início desta semana na entrada do município.  O órgão estadual alerta as famílias de Piquete e Cruzeiro a não consumirem, por tempo indeterminado, a água do ponto hídrico.

Em um comunicado divulgado em sua página oficial na rede social Facebook, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Cruzeiro informou que foi notificado pela Cetesb sobre a condição imprópria do ribeirão, após o incidente ocorrido na ATS Color do Brasil em Piquete, na última terça-feira (24).

A fábrica, que fica no bairro Santa Isabel, foi parcialmente destruída pelo incêndio, na manhã da última quarta-feira (25), em um de seus galpões que armazenava materiais inflamáveis e tóxicos. Mesmo não deixando feridos, o fogo só foi contido pelo Corpo de Bombeiros após um combate às chamas de cerca de 16h. As causas do incidente seguem sendo apuradas pela corporação.

Apesar de seu sistema não captar água do Ribeirão Piquete, afluente do Rio Passa Vinte, que corta Cruzeiro, o Saae orienta os moradores dos bairros Embáu, Embauzinho e Várzea Alegre a não utilizarem a água destes pontos hídricos.

O ribeirão também não é utilizado para o abastecimento de água de Piquete, porém, a Cetesb alerta as famílias do município a manterem distância do recurso natural.

Através de novas análises da água, o órgão estadual mantém o monitoramento da situação do Ribeirão Piquete.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?