Com 37 assassinatos, julho é o mês mais violento da região em 2021

Número de vítimas sobe 54% em comparação a 2020; Taubaté e Caraguá lideram casos de homicídios

Sede da delegacia da Polícia Militar em Cruzeiro; cidade é destaque negativo de índice de assassinato na RMVale (Foto: Rafaela Lourenço)

Lucas Barbosa
RMVale

Quem mora nas cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) não se surpreende com dados revelados pelo Estado a cada mês, indicando a região como uma das mais violentas do mapa paulista. Mas o último deles, apresentado na última quarta-feira (25) revelou que julho foi, até o momento, o mês mais violento em 2021. Além de Taubaté, as cidades de Caraguatatuba e Pindamonhangaba ficaram entre as três com mais vítimas de assassinato no período.

De acordo com os dados da secretaria de Segurança Pública do Estado, a região teve 37 moradores assassinados em julho, sendo 35 por homicídio doloso (quando existe a intenção de matar) e dois por latrocínio (roubo seguido de morte). O montante é 54% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado, que foi de 24. Na época, foram contabilizados 22 casos de homicídio doloso e dois de latrocínio.

Já em comparação com junho, que teve 29 vítimas, a região atingiu no mês seguinte um crescimento de 27% nas ocorrências.

Empatadas com seis assassinatos cada aparecem Taubaté e Caraguá. O grupo de cidades com maior registro fecha com Pinda, que teve cinco casos.

O crime que mais chocou a população de Caraguá no período foi o triplo homicídio praticado contra uma família do bairro Martim de Sá, no dia 15. Na ocasião, a funcionária pública, Daniela Grecchi, 40 anos, teve sua casa invadida pelo ex-namorado, Júlio Cesar Cardoso, 37 anos, que era funcionário da Prefeitura de Caraguá. Armado com uma faca, o criminoso matou a ex-companheira e as duas filhas dela, que tinham 13 e 15 anos. Ele esfaqueou ainda a terceira filha de Daniela, de apenas 9 anos, mas ela conseguiu sobreviver.

Após o crime, Cardoso tentou fugir de bicicleta, mas foi interceptado pela Polícia Militar cerca de 300 metros adiante. Depois de tentar esfaquear um dos PM´s, o criminoso foi baleado e morreu no local.

As 11 demais cidades da região que tiveram moradores assassinados em julho foram: São José dos Campos (4), Jacareí (3), Ilhabela (2), Cachoeira Paulista (1), Caçapava (1), Cruzeiro (2), Cunha (1), Guaratinguetá (1), Lagoinha (1), Potim (1) e Redenção da Serra (2).

Total – Segundo o levantamento da SSP, a RMVale soma 202 vítimas de   assassinato nos primeiros sete meses de 2021. O número é 6% superior ao da mesma época do ano passado, que foi de 189 ocorrências.

Com trinta moradores assassinados, Taubaté é o município com mais casos na região. Na sequência, estão São José dos Campos, que teve 24 registros, e Caraguá, com vinte vítimas.

Fechando a lista das cinco cidades mais violentas, aparecem Pindamonhangaba, que registrou 19 mortes, e Cruzeiro, com 18.

As outras cidades da RMVale que tiveram assassinatos entre janeiro e julho foram: Jacareí (15), Guará (11), Ubatuba (9), Lorena (8), Caçapava (7), São Sebastião (6), Potim (6), Ilhabela (4), Redenção da Serra (4), Tremembé (4), Aparecida (3), Cachoeira (3), Campos do Jordão (3), Cunha (3), Lagoinha (2), Natividade da Serra (1), Piquete (1) e Roseira (1).

Estado – De acordo com a SSP, desde o início da gestão do governador, João Doria (PSDB), em 2019, o Estado vem investindo em ações para garantir mais segurança à população. Segundo a pasta, foram contratados mais de dez mil profissionais para reforçar os efetivos das policias Civil e Militar em todo o território paulista.

Para combater a criminalidade, a atual gestão afirma ter aplicado cerca de R$ 140 milhões na aquisição de armas de fogo e novos sistemas tecnológicos de segurança.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?