Guará aposta no Fadenp para alavancar esporte amador

Prefeito anuncia busca por fundo de apoio para bancar ações vinculadas à crianças e adolescentes

Jovens atletas são foco do projeto que tenta ativar o Fadenp em Guaratinguetá (Foto: Arquivo Atos)
Jovens atletas são foco do projeto que tenta ativar o Fadenp em Guaratinguetá (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

O ano começou e o esporte em Guaratinguetá já está a todo vapor. A cidade é uma das sedes da Copa São Paulo de Futebol Jr, em grupo que é representada pelo Manthiqueira. Sobre as ações pelo esporte municipal, a intenção do Executivo é dar o pontapé inicial no Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não-Profissional) e investir na formação esportiva de base.

A informação foi confirmada pelo prefeito Marcus Soliva (PSB), durante o cerimonial de lançamento da Copa São Paulo. Na ocasião, ele destacou que está imbuído pelo projeto e quer colocá-lo em prática ainda este ano.

Outro ponto destacado pelo prefeito é incentivo no esporte de base municipal como fonte de revelação de atletas da cidade. “É de extrema importância que a gente incentive o esporte na criança e no adolescente, pois quando se é jovem, você desperta o hábito pela atividade física. É através do esporte que você traz a lição de formação moral, dos princípios, respeito as regras e leis e formação do caráter do cidadão”.

Atualmente existem projetos de incentivos no esporte amador e de base em Guaratinguetá liderados por entidades e clubes. A AEG (Associação dos Esportes de Guaratinguetá) atua há dois anos na realização de competições de futebol, basquete e tênis de mesa. No fim de 2016, o Itaguará e a Guarda Mirim selaram uma parceria pelo desenvolvimento de crianças por meio da natação.

Os objetivos da nova gestão são desenvolver o trabalho de base e criar uma estrutura para que a cidade produza atletas, conquiste resultados e sedie competições esportivas regionais, como os Jogos Regionais ou os Jogos Abertos do Interior.

Além da realização de eventos, competições e da promoção de modalidades esportivas, outra missão embutida na implantação do fundo é trabalhar a formação pessoal dos jovens, já que por meio das modalidades são introduzidas condutas disciplinares.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?